17 países juntam-se aos 27 para discutir a Europa

17 países juntam-se aos 27 para discutir a Europa

Os 27 Estados-membros da União Europeia (UE) vão aproveitar, esta quinta-feira, no primeiro dia da cimeira informal de líderes da União Europeia, no Castelo de Praga, para oficializar o arranque da nova organização política europeia, que nasceu de uma iniciativa do presidente francês, Emmanuel Macron.

Deverão receber um convite os dirigentes do Reino Unido, Turquia, Ucrânia, Noruega, Suíça, Islândia, Liechtenstein, Moldova, Geórgia, Arménia, Azerbaijão e dos seis países dos Balcãs ocidentais (Albânia, Bósnia-Herzegovina, Kosovo, Macedónia do Norte, Montenegro e Sérvia), além da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e Charles Michel.

Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, em carta aos membros do organismo, escreveu que “com as consequências dramáticas da guerra da Rússia a fazerem-se sentir nos países europeus em muitas frentes, acordámos em lançar a Comunidade Política Europeia no intuito de aproximar os países do continente europeu e proporcionar uma plataforma de coordenação política”.

“A ambição que move esta iniciativa é reunir os dirigentes em pé de igualdade e promover o diálogo político e a cooperação em matérias de interesse comum, de modo a que, em conjunto, trabalhemos para reforçar a segurança, a estabilidade e a prosperidade da Europa no seu todo”, garantiu o responsável político.

“Durante as várias trocas de pontos de vista previstas, haverá a oportunidade de debater temas como a paz e a segurança, a situação económica, a energia e o clima, a migração e a mobilidade”, finalizou.