Novembro 20, 2025

Noticias Portuguesas

Tudo sobre notícias de Portugal

Ventura diz que sondagem online lhe dá vitória no debate com Seguro. É falso | Falso

A publicação

André Ventura, líder do Chega e candidato às eleições presidenciais, publicou nas redes sociais um gráfico de uma sondagem online promovida pelo Jornal de Notícias onde se pedia aos leitores para escolherem quem consideravam ser o vencedor do primeiro debate televisivo para as eleições de Janeiro. Na imagem, vê-se Ventura com 83% dos votos e António José Seguro com 17%, sugerindo que o presidente do Chega era o preferido na sondagem e o “vencedor” do debate.

O contexto

As eleições presidenciais estão marcadas para 18 de Janeiro, mas os debates entre os candidatos já começaram esta segunda-feira, dia 17, com um frente-a-frente entre André Ventura e António José Seguro.

O debate desta segunda-feira foi transmitido pela TVI, foi visto por mais de um milhão de telespectadores, e ficou marcado pela demarcação de Seguro face à “herança do PS”, pela crítica de ambos a aspectos da reforma da lei laboral proposta pela AD, pela saúde e pela questão da imigração, num duelo em que o moderador, o jornalista José Alberto Carvalho, teve uma tarefa difícil.

Foi no rescaldo deste primeiro duelo que o líder do Chega publicou nas redes sociais uma imagem da referida sondagem do Jornal de Notícias sobre quem os seus leitores consideravam ter sido o vencedor do debate. Na publicação feita por Ventura, a vitória é atribuída ao líder do Chega, com uma clara vantagem de 83% contra apenas 17% para o ex-dirigente do PS. Mas isto é falso.

Os factos

Na descrição desta publicação, o dirigente do Chega recupera argumentos recorrentes. Aponta o dedo à comunicação social, escrevendo: “Aquilo que comentadores/jornalistas deviam aprender: que o povo português já não se deixa enganar nem manipular!”.

Mas os números que constam nesta publicação estão incorrectos, como se pode confirmar através do site do JN, onde ainda está disponível o resultado final da sondagem que abriram aos leitores na sequência deste debate.

A vitória é, ao contrário do que alega Ventura, atribuída a António José Seguro, com 51% dos votos dos inquiridos. O líder do Chega obteve 49% dos votos, uma diferença de dois pontos percentuais. É também legível que a votação se encontra encerrada, parte que a publicação em causa optou por não incluir na imagem.

O próprio sistema de verificação de factos da rede social X, antigo Twitter, já inclui uma nota de rectificação sugerida pelos leitores, dando conta que a informação partilhada por Ventura é “factualmente falsa”. “Na realidade a votação do público leitor do JN terminou com a vitória de António José Seguro com 51%”, lê-se nessa nota do Grok, a ferramenta de inteligência artificial do X. Dezenas de comentários alertam também para a informação errada.

Desde que foi lançada, às 9h30 desta terça-feira, a publicação já somava mais de 270 mil visualizações apenas no X, e perto de 25 mil gostos no Instagram, por exemplo.

O que aparenta ter ocorrido é que a imagem partilhada por Ventura terá sido registada no início das votações para a sondagem. Ou seja, seriam resultados parciais. Mas os resultados finais deram a vitória a Seguro, e Ventura não actualizou a informação. De resto, e de acordo com as análises de órgãos de comunicação social como o PÚBLICO, a SIC Notícias, o Observador ou a CNN Portugal, o antigo líder socialista foi considerado o vencedor do duelo.

O veredicto

É falso que os leitores do JN tenham atribuído a vitória do primeiro debate a André Ventura, como o próprio alega nas suas redes sociais. O vencedor desta sondagem foi António José Seguro, para 51% dos inquiridos, contra 49% que escolheram Ventura.