A Primeira Edição Multilíngue do Mundo de Terminologia de Big Data (em 20 volumes) foi Puplicada em Guiyang, China

Em 28 de maio, a primeira edição multilíngue do mundo de Terminologia de Big Data ( em 20 volumes) foi lançada pela primeira vez na 2021 China International Big Data Industry Expo em Guiyang. O Governo Municipal de Guiyang, o Comité Nacional de Terminologia em Ciência e Tecnologia da China e a China Science Publishing & Media Ltd. realizaram esta cerimônia. Juntamente foi realizada a cerimônia do lançamento da “Plataforma de Compartilhamento Global para Serviços Multilíngues de Big Data”e a Cúpulas Acadêmicas Internacional do Fórum de Think Tank da Digital China.

A Terminologia de Big Data foi compilada pelo Laboratório de Chave de Estratégia de Big Data, um novo think tank de ponta alta para o desenvolvimento de big data da China. Membro de Comitê Nacional CCPPC e Diretor do Laboratório de Chave de Estratégia de Big Data, Professor Lian Yuming atuou como editor-chefe desta Terminologia, que foi publicada pela Science Press. Foi o primeiro dicionário multilíngue profissional inteligente do mundo para o estudo sistemático sobre os termos da enciclopédia de big data; uma prática inovadora para a promoção ainda mais da comunicação entre idiomas e origens do sistema de terminologia padrão de big data numa escala maior; uma grande inovação do projeto “Terminologia de Big Data”,  depois da edição original em onze idiomas; e um marco histórico importante na inovação teórica da Zona Experimental Abrangente Nacional de Big Data(Guizhou).

A Terminologia de Big Data possui quatro características principais: Primeiro, é apresentada como uma enciclopédia. Com foco no desenvolvimento no campo de big data global, esta série de 20 volumes cobre as nove categorias de conceitos de big data, incluindo base de big data, estratégia de big data,tecnologia de big data, economia de big data, finanças de big data, governança de big data, padrões de big data, segurança de big data e lei de big data. Juntos, os conceitos formam um sistema de discurso acadêmico multilíngue que é unificado, padronizado e em conformidade com os princípios internacionais; Segundo, é revisada por especialistas importantes. As entradas são revisadas por um painel de especialistas do Comitê Nacional da China para Terminologia em Ciência e Tecnologia, de acordo com os Princípios e Métodos do Comitê para a Revisão de Termos em Ciência e Tecnologia; Terceiro, a série cobre várias línguas. Como uma de suas características inovadoras, esta série inclui 20 volumes bilíngues, cada uma com seu conteúdo apresentado em chinês e uma outra línguas (árabe, inglês, francês, alemão, italiano, japonês, coreano, português, russo , Espanhol, cambojano, hebraico, indonésio, malaio, mongol, persa, sérvio, tailandês, turco e urdu); Quarto, a série oferece uma experiência inteligente, pelos recursos inovadores, como gráficos de conhecimento, livros de áudio e links de plataforma, os elementos oferecem uma experiência de leitura inteligente, baseada em plataforma e sistemática.

Nesta base, o Laboratório Chave de Estratégia de Big Data desenvolveu uma plataforma de serviço multilíngue de Big Data globalmente partilhada com base na pesquisa de terminologia de Big Data. Todos os recursos e serviços multilíngues nesta plataforma são fornecidos gratuitamente para pessoas do mundo através de Nuvem de Terminologia de Big Data, Terminologia de Big Data da Rota da Seda, Terminologia de Big Data Online, Índice Guiyang de Terminologia de Big Data e Biblioteca de Terminologia de Big Data. Espera-se que isso promova a divulgação internacional e ampla aplicação dos resultados do projeto de terminologia de big data e ajude o avanço de uma civilização digital global.

A Terminologia de Big Data é uma prática inovadora de esforços de pesquisa interdisciplinares, profissionais e abertos, e representa uma conquista original e voltada para o futuro no campo de Big Data e uma parte importante dos esforços do Laboratório Chave de Estratégia de Big Data para promover o estabelecimento de padrões com base do projeto de Terminologia de Big Data, para construir um sistema teórico com a trilogia de civilização digital (dados em bloco, lei de direitos de dados e blockchain de soberania) e para promover um sistema de comunicação global com o China Data Valley como núcleo. É, portanto, altamente recomendado pelo Comitê Nacional de Terminologia em Ciência e Tecnologia e pela Aliança de Organizações Internacionais de Ciência (ANSO).

O Comité Nacional de Terminologia em Ciência e Tecnologia da China recomenta e acredita que a publicação da Terminologia de Big Data deve aumentar muito a influência internacional da China no campo de big data e regulamentação relevante, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de alta qualidade de big data na China e em todo o mundo, bem como promovendo a disseminação internacional de conhecimento de big data e intercâmbio e cooperação em áreas relevantes.

A Aliança de Organizações Internacionais de Ciência (ANSO) também recomenta e acredita que série fornece um modelo confiável para pessoas nos países e regiões da Faixa e Rota, bem como no mundo, para melhor compreender uma China digital e que incorpora um cuidado com o futuro compartilhado da humanidade.