Embaixador finlandês: Governo funcional, sinal de prudência política e credibilidade
notícias
Gazeta Expresso
22/08/2025 7:41
O embaixador da Finlândia no Kosovo, Matti Nissinen, expressou preocupação com o impasse político que bloqueou a formação de instituições após as últimas eleições, enfatizando que essa situação está afetando negativamente o funcionamento interno do Estado e as relações com a União Europeia.
Em entrevista à KOHA, o Embaixador Nissinen disse que o atraso na formação do Parlamento e do Governo corre o risco de prejudicar o progresso em áreas importantes, incluindo reformas, confiança pública e o caminho para a integração euro-atlântica.
“A estabilidade política e a previsibilidade são essenciais para o desenvolvimento de qualquer país. Restaurar a funcionalidade das instituições ajuda a manter a confiança pública. Os políticos são conhecidos por sua capacidade de chegar a acordos, então confio em suas habilidades. Antes de tudo, é necessária vontade política”, enfatizou.
Segundo ele, atrasos institucionais podem bloquear reformas necessárias e prejudicar o impulso rumo à integração europeia. Ele descreveu o funcionamento do governo como um sinal importante para a maturidade política e a credibilidade internacional do Kosovo.