O que é e para que serve a política monetária? O Banco de Portugal responde – Executive Digest

O que é e para que serve a política monetária? O Banco de Portugal responde – Executive Digest

Nos últimos tempos temos ouvido diariamente notícias sobre a inflação e as taxas de juro, ambos conceitos que fazem parte da política monetária. Mas qual é o seu objetivo?

No mais recente episódio do BdP Podcast, o organismo explica o que é a política monetária e para que serve.

“De forma resumida, a política monetária é o conjunto de decisões que o banco central toma para influenciar o custo dos empréstimos e a quantidade de dinheiro disponível na economia. Em causa, está a fixação das taxas de juro oficiais e, caso seja necessário, o uso de outros instrumentos.”

Como sabemos, na Zona Euro, onde Portugal está inserido, quem toma as decisões é o Banco Central Europeu (BCE), tendo como objetivo principal a estabilidade de preços. “Pretende garantir que os preços sobem pouco e sem grandes flutuações, ou seja, que a inflação é baixa e estável. O objetivo do BCE é atingir uma inflação de 2% no médio prazo”, explica o BdP.

No que toca à definição da política monetária, “o BCE também se preocupa com o crescimento económico, o emprego, a estabilidade financeira e as alterações climáticas, mas só se essas preocupações não prejudicarem a estabilidade de preços”.

Para além disso, é importante conhecer o Eurosistema, a autoridade responsável pela política monetária na Zona Euro, que é a junção do BCE com os bancos centrais nacionais dos países da região. Neste caso, o Banco de Portugal está incluido.

“As decisões são tomadas pelo Conselho do BCE, que junta a Comissão Executiva desta instituição e os governadores dos bancos centrais nacionais. As reuniões acontecem de seis em seis semanas e deliberam sempre tendo em conta os interesses da Área do Euro como um todo e não os interesses de cada país.”

Em termos nacionais, cada banco central põe em prática as decisões, pelo que o BdP as aplica em território nacional “o que exige ainda acompanhar os efeitos da política monetária no sistema bancário e na economia nacional”.

No entanto, é importante perceber que o banco central não influencia diretamente os preços. “Através dos instrumentos de política monetária (…) tenta influenciar os gastos das famílias e das empresas e, dessa forma, os preços dos bens e serviços”.

Assim, as decisões podem demorar vários trimestres a refletirem-se nos preços.

“A política monetária afeta a nossa vida diária. Afeta as nossas decisões sobre quanto gastar, poupar ou pedir emprestado. A confiança de que os preços se vão manter estáveis ajuda-nos a tomar decisões mais adequadas, pois temos a garantia de que amanhã conseguiremos comprar com cada euro praticamente o mesmo que conseguimos comprar hoje.”

O BdP Podcast conclui o tema a explicar que é por essa razão que “a estabilidade de preços cria melhores condições para a economia crescer e para haver mais empregos, aumentando o bem-estar dos cidadãos”.