Por que a inteligência artificial não substituirá humanos tão cedo | Tecnologia

Por que a inteligência artificial não substituirá humanos tão cedo | Tecnologia

Nos últimos anos, a inteligência artificial deixou de parecer algo distante da realidade das pessoas e passou a ser utilizada nas mais diversas tarefas do dia a dia. Com tantas funcionalidades, é possível se perguntar se esses sistemas poderiam substituir os humanos por completo no futuro.

Porém, segundo Theo Omtzigt, diretor de tecnologia da Lemurian Labs, isso não deve ocorrer tão cedo. Uma das razões para isso é algo simples e, ao mesmo tempo, complexo: a matemática.

Segundo explicou ao CNBC Make It, diferentes tipos de inteligências artificiais dependem de fórmulas matemáticas para processar e identificar padrões nos dados e, assim, converter as solicitações dos usuários em novas saídas de texto, imagem, vídeo ou áudio.

A inteligência humana, por sua vez, vai muito além do reconhecimento de padrões. “Teríamos de progredir muito mais profundamente na nossa compreensão dos pensamentos criativos, da ética e da consciência antes mesmo de termos a competência para pensar em como criar uma IA que seria capaz de exterminar a humanidade”, aponta Omtzigt.

IA e humanos adquirem conhecimento de maneiras distintas

Outra razão pela qual os especialistas em tecnologia não acreditam que a IA substituirá as pessoas é a forma como ela adquire conhecimento, que é diferente dos humanos. Justin Lewis, vice-presidente de incubação e engenharia da BP, afirma que os aprendizados de máquinas são fortemente baseados na correlação, não na causalidade.

James Brusseau, professor de ética em IA na Universidade de Trento, na Itália, cita um exemplo. Ele diz que, depois de processar muitas imagens de chuva, um modelo de inteligência artificial pode aprender a correlacionar chuva com nuvens, porque em cada imagem de chuva existem nuvens. No entanto, um ser humano não apenas relaciona as duas coisas, mas aprende que as nuvens produzem chuva.

“A IA e os humanos são produtores de conhecimento, assim como o escultor e o pintor são artistas”, disse ele ao CNBC Make It. “Mas eles serão para sempre, em minha mente, distintos e separados. Um nunca será melhor que o outro, apenas serão diferentes.”

As vantagens de conhecer e dominar ferramentas de IA

Ainda que as inteligências artificiais não sejam capazes de substituir os humanos tão cedo, aqueles que souberem usar a IA provavelmente ocuparão os espaços daqueles que não souberem.

“Definitivamente haverá uma diferença entre aqueles que usam IA e aqueles que não usam”, disse Trevor Back, diretor de produto da Speechmatics. Para ele, se você não usar IA, terá muitas dificuldades, pois a maioria das atividades vão demandar o uso dessas ferramentas de alguma maneira.

Assim, como a IA deve continuar fazendo parte do dia a dia das pessoas por muito tempo, uma das melhores maneiras de afastar as preocupações de ser substituído por ela é explorar como esses sistemas funcionam e como eles podem ser úteis, diz Brusseau.

“Você tem de dizer: ’Não tenho medo do que a máquina possa fazer comigo. Estou interessado no que isso pode fazer por mim.’”, conclui.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da PEGN? É só clicar aqui e assinar!