Portugal flexibiliza lei para facilitar acesso à cidadania; veja quem tem direito

Portugal flexibiliza lei para facilitar acesso à cidadania; veja quem tem direito

Dando continuidade a uma série de mudanças na lei para se garantir nacionalidade a estrangeiros, Portugal agora alterou as regras para contagem do tempo de residência exigido para ter acesso à naturalização. Sancionada pelo presidente Marcelo Rebelo de Souza no último sábado (24) a norma entrará em vigor após a publicação no Diário da República e deve facilitar a naturalização de brasileiros no país.

Para ter o direito, os estrangeiros precisam comprovar ter vivido pelo menos cinco anos em território português de forma legal. Mas a diferença agora é que a regra prevê a inclusão do tempo em que os imigrantes estiveram à espera da regularização, começando a contar esse prazo a partir da manifestação de interesse para obter o título de residência.

Diferente do visto, que pode ser de trabalho ou estudo e é solicitado ainda no Brasil, o título de residência é a permissão para morar no país de forma legal. Uma vez obtida a permissão, o estrangeiro está autorizado a morar em Portugal, por um tempo determinado, conforme a autorização. Como muitas vezes demorava até dois anos para ser concedido o titulo de residência, a pessoa perdia esse tempo de espera, que agora passam a ser considerados.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

Veja quem pode obter a nacionalidade portuguesa por tempo de residência

  • Pessoa que resida legalmente em Portugal há pelo menos cinco anos, independentemente de trabalhar ou estudar (da data de emissão do título de residência);
  • Seja maior de idade;
  • Não traga ameaças ao país;
  • Para ter a nacionalidade por tempo de residência não é preciso ter imóvel em Portugal;
  • Cumprimento de outros requisitos legais, que possam ser solicitados.

Benefícios aos descendentes

A nova lei beneficia também, além dos filhos reconhecidos na menoridade, os filhos reconhecidos já na maioridade.

A lei também traz alterações para descendentes dos judeus sefarditas expulsos de Portugal a partir do século XV com relação ao direito de ter nacionalidade.

No entanto, as mudanças passarão a valer somente no primeiro mês seguinte da publicação no Diário da República, como informou uma reportagem do Estadão.

Continua depois da publicidade

Veja outras mudanças

No ano passado, entrou em vigor em Portugal uma nova regra que permitia a imigrantes de países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) – como Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste – receber visto automático para morar no país por até um ano. Isso incluía também autorização para trabalhar, se inscrever em cursos ou alugar imóveis no país.

No entanto, o bloco europeu questionou a norma alegando que esse modelo de visto violava as regras do acordo de Schengen, que definiu a livre circulação no bloco a turistas por até 90 dias. O espaço Schengen foi criado em 1985 e conta com 27 países, incluindo quatro que não são da União Europeia. Trata-se da maior zona de livre circulação do mundo, que vai de Portugal até a Finlândia.

A UE chegou a notificar Portugal no final de outubro de 2023 e estabelecer um prazo de dois meses para que o país se posicionasse. Se não houvesse resposta, o bloco poderia questionar formalmente dentro do grupo. Portugal, no entanto, informou na época que o acordo com os países da CPLP iria continuar.

Em entrevista à agência de notícias Lusa, o secretário de Estado dos Assuntos Europeus em Portugal, Tiago Antunes, afirmou que o governo português nunca teria adotado estas regras se achasse que estavam em contravenção com o regime Schengen.

A medida pode afetar mais de 100 mil brasileiros que estão em terras portuguesas dentro dessas regras do CPLP. Dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) português divulgados em 20 de setembro indicavam que ao todo já são quase 400 mil brasileiros morando em Portugal, o que representa um crescimento de 36% em um ano. Isso sem contar os que estão sem documentos ou aqueles que têm dupla cidadania.

Especialistas em fenômenos imigratórios avaliam que o total de brasileiros que vivem em Portugal pode chegar ao dobro disso. Nunca houve tantos brasileiros morando em Portugal quanto agora.

Por isso, também aumentaram em 50% as denúncias de xenofobia contra brasileiros entre 2017 e 2021, segundo dados revelados pela Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial do país.

Portugal tem 10,4 milhões de habitantes. Portanto, a depender da estimativa, os brasileiros podem representar entre 4% e 8% da população.