Produção petrolífera da Galp recua 2% no quarto trimestre e negócio de refinação cai 25%

Produção petrolífera da Galp recua 2% no quarto trimestre e negócio de refinação cai 25%

A produção líquida de petróleo e gás da Galp no quarto trimestre de 2023 recuou 2% em relação a igual período do ano anterior, para 126,4 mil barris por dia, mas apresentou um ligeiro aumento, de 1%, em comparação com o terceiro trimestre.

Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), para reportar o desempenho operacional, a Galp dá conta de um crescimento de 1% na produção petrolífera bruta no Brasil (quer em termos homólogos quer em cadeia) e de uma subida na produção de gás em Moçambique, contrabalançada pelo efeito da venda das operações em Angola (que contribuíram com 12,6 mil barris por dia no quarto trimestre de 2022 mas já não em 2023).

O último trimestre do ano que passou foi marcado ainda pela paragem para manutenção da refinaria de Sines (em outubro e novembro), que afetou a área de negócio industrial da Galp: o processamento de matérias-primas afundou-se 25% em termos homólogos e 31% face ao trimestre anterior, fixando-se em 15,4 milhões de barris.

A reta final de 2023 também foi negativamente afetada, para a Galp, por uma queda acentuada da margem de refinação, que caiu para 6,1 dólares por barril, menos 54% em termos homólogos e menos 58% face ao terceiro trimestre.

O fornecimento de produtos petrolíferos baixou 11% em termos homólogos e 14% em cadeia, indicou a Galp. E também o negócio de compra e venda de gás natural viu os volumes comercializados encolher mais de 20% em ambas as bases de comparação.

Na produção de eletricidade renovável a capacidade instalada teve um ligeiro crescimento, de 4%, continuando em torno de 1,4 gigawatts (GW), com o volume gerado a ficar em 355 gigawatt hora (GWh) no quarto trimestre, o que corresponde a um crescimento homólogo de 16%, mas é também uma queda de 53% face ao terceiro trimestre. Estas variações são combinadas com uma evolução inversa do preço médio de venda da eletricidade, que baixou 17% em termos homólogos, mas subiu 8% em cadeia.

Na área de comercialização, junto do cliente final, a Galp apresenta tendências distintas: as vendas de refinados no quarto trimestre baixaram 4% em termos homólogos (e 7% em cadeia), a comercialização de gás natural caiu 21% (ficando estável face ao terceiro trimestre) e a comercialização de eletricidade disparou 47% (e 57% face ao trimestre anterior).

A Galp publicará os seus resultados completos do quarto trimestre (e de 2023) no dia 12 de fevereiro.