Lançamento de camisas adidas priorizam tecnologia e emoção

Lançamento de camisas adidas priorizam tecnologia e emoção

 

É comum no jargão dos boleiros dizer que ‘a camisa pesa’ quando um time tradicional entra em campo. A adidas, um dos maiores players esportivos do mercado, com assinatura da Agência EA, lança as novas camisas away do Flamengo, São Paulo e Internacional. “Os projetos transcendem as quatro linhas e alcançam a cultura nacional, viajando pelo passado glorioso de cada um desses brasões, com tecnologia e design”, comenta Luiz Filippe Nunes, Manager Brand Comms Football da adidas.

“Quisemos trazer novos significados para aproximar o torcedor da história do time e reforçar que mudança também é tradição.,” comenta Pedro Esperança, gerente da conta. Apesar de lançamentos quase simultâneos, as campanhas têm identidades muito diferentes. Cada tema foi criado por equipes multidisciplinares.

São Paulo

“São Paulo das luzes, do movimento e das listras”. Na campanha criada pela Agência EA, o lançamento da camisa do São Paulo é uma homenagem ao time que carrega o nome e as cores da maior cidade brasileira, com muito orgulho. A camisa inteiramente tricolor (até nas costas, pedido insistente do torcedor) está de volta.

Essa campanha é uma continuidade ao lançamento da camisa home, em março, também produzida pela EA, com o mote “De São Paulo tens o nome”.  “Diferentemente das campanhas de Flamengo e Internacional, aqui o filme não é o protagonista. Tivemos apenas 30” de uma peça em linguagem making of do shooting. O centro da campanha está nas fotos com os jogadores: Miranda, Reinaldo, Éder, Rodrigo Nestor, Micaelly e Yayá. Todo o shooting foi feito à noite nas dependências do estádio do Morumbi e se destaca pela forma como explora os espaços com o uso de efeitos especiais”, finaliza Maurício Faria, contente planner. O vídeo você vê abaixo:

Internacional

O lançamento da camisa away do Internacional é uma homenagem aos 15 anos do título mundial de 2006 conquistado em Yokohama. A maior conquista do clube foi com o segundo uniforme, inteiramente branco, que entrou para a história após a vitória de 1 a 0 contra o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho.

A campanha tem como grande aposta um filme que projeta o futuro.  O grande ponto deste filme é que toda a locução foi feita na voz do ídolo Fernandão, através de uma reconstituição algorítmica, reforça Gabriel Kimio, planner criativo e idealizador da campanha: “O Fernandão está falando com os torcedores colorados. Poucas campanhas publicitárias utilizaram este recurso no Brasil. Quisemos trazer ao torcedor a emoção de poder sentir novamente seu ídolo atuando pelo clube”.

A campanha também englobou um shooting com fotos com o Enzo (filho do Fernandão) e os atuais jogadores e ex-jogadores dentro do estádio Beira-Rio; ação de seeding e a faixa de capitão amarela assinados digitalmente pelo Fernandão; além das campanhas de conteúdo realizada pelo Instagram do clube com postagens dos torcedores sobre título mundial de 2006. Os 300 primeiros torcedores que postaram com a #EternoMundial, mencionando o perfil do Internacional, receberam E-Cards exclusivos com artes de momentos marcantes. O vídeo você vê abaixo:

Flamengo

A nova camisa away para o Flamengo é uma homenagem aos 40 anos do título mundial de 1981, conquistado no Japão. Uma releitura, da camisa predominantemente branca, em um novo design. O produto traz consigo aplicações geométricas de um origami de urubu nas mangas e um badge nas costas, abaixo da gola. Esse elemento é o fio condutor das histórias que foram contadas dentro de uma estratégia de comunicação integrada on e offline.

 A campanha do lançamento do Flamengo se destaca pelo aspecto holístico das ações e pela riqueza narrativa e visual na intersecção entre a cultura japonesa e as expressões cariocas. “Lançamos mão de ilustrações, pôsteres, selos japoneses, samba, rap e funk na composição das mensagens. Essa mistura é o que faz o Flamengo um clube único”, comenta Javier Salazar, Diretor de Criação.

Entre as ações para lançamento da campanha estão um filme com cenas de torcedores reais e ilustrações com traços japoneses, em ritmo carioca na voz de Marcelo D2, torcedor-ícone rubro-negro e shooting com ex e atuais jogadores no Maracanã. O origami surgiu em um seeding com presentes especiais e um convite para a montagem de um exemplar; Flash Tattoo para quem quisesse tatuar a imagem do urubu na loja da marca na Gávea. Para finalizar, uma escultura no Museu do Flamengo feita pelo artista plástico @ticovolpato. Com a técnica de poly craft, o artista fará um pássaro gigante em cima da taça do mundial e, ao fundo, um mural de 500 origamis pendurados na estrutura de um gol.