Revista doPAPEL | Tecnologia de bioimpressão 3D permite implantes de orelhas em pacientes com Microtia

Revista doPAPEL | Tecnologia de bioimpressão 3D permite implantes de orelhas em pacientes com Microtia

A 3DBio Therapeutics (3DBio), uma empresa de medicina regenerativa em estágio clínico, e o Instituto Microtia-Congenital Ear Deformity  realizaram uma reconstrução de uma orelha humana utilizando o implante AuriNovo, um implante auditivo de tecido vivo bioimpresso.

O procedimento reconstrutivo inovador no ensaio clínico da primeira fase 1/2a é avaliar a segurança e a eficácia preliminar do AuriNovo™ para doentes com microtia, uma deformidade congénita rara em que uma ou ambas as orelhas exteriores estão ausentes ou subdesenvolvidas.

O procedimento de implante foi realizado por uma equipa liderada por Arturo Bonilla, um cirurgião especializado em microtia e o fundador e diretor do Instituto com base no Texas, que comentou: “Como médico que tratou milhares de crianças com microtia de todo o país e de todo o mundo, inspiro-me no que esta tecnologia pode significar para os doentes com microtia e para as suas famílias”

O AuriNovo é um implante de tecido vivo específico do paciente, criado usando tecnologia de bioimpressão 3D para a reconstrução cirúrgica do ouvido externo em pessoas nascidas com microtia nos graus II-IV.

O AuriNovo foi concebido para fornecer uma alternativa de tratamento aos enxertos de cartilagem da costela e materiais sintéticos tradicionalmente utilizados para reconstruir a orelha externa dos pacientes com microtia.

Tecnologia proprietária de bioimpressão 3D

A 3DBio desenvolveu capacidades que permitem a criação de implantes de tecido vivo para aplicações terapêuticas. A empresa não só criou o primeiro implante de tecido vivo bioimpresso em 3D, como também criou um conjunto inteiro de processos e soluções de engenharia necessárias para apoiar a plataforma tecnológica.

A plataforma foi construída de propósito para satisfazer os requisitos da FDA para o fabrico terapêutico e inclui processos de células proprietárias para expandir rapidamente as células em quantidade suficiente; bio-tinta terapêutica ColVivo™, para preservar as principais propriedades biológicas e reológicas; a impressora 3D GMPrint™ para permitir um fluxo de trabalho estéril combinado com qualidade e velocidade; e a tecnologia Overshell para adicionar suporte estrutural não permanente a implantes biológicos.