6 lugares em SP para quem ama tecnologia e ciência

6 lugares em SP para quem ama tecnologia e ciência

Se você chegou até aqui, provavelmente é apaixonado por tudo que envolve tecnologia, assim como eu, ou quer começar a desbravar esse universo a partir de experiências sensoriais. E nada melhor do que conhecer novos lugares dentro da nossa própria cidade, não é mesmo?

Para quem é de São Paulo, já prepara o print ou separa a caneta e o papel para anotar as dicas de lugares incríveis a seguir, (se não for, já faz uma observação para o próximo destino). Tem roteiros para desfrutar sozinho, fazer programas de casal ou aproveitar com toda a família!

Espaço de Tecnologias e Artes – Sesc

Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc 24 de Maio, em São Paulo

Imagem: Roberto Assem

Um lugar que eu particularmente adoro são os Espaços de Tecnologias e Artes das unidades do Sesc na Grande São Paulo.

Lá, é possível participar de exposições, oficinas, espetáculos, palestras, entre outras atividades que incentivam o contato do público com ambientes de realidade virtual, robótica, impressoras 3D e muito mais.

O local tem como objetivo estimular a criatividade no campo das artes através da tecnologia.

Para ficar por dentro do que acontece, é só conferir a programação completa e as unidades disponíveis no site do Sesc.

Parque CienTec – USP

Parque CienTec - USP - observações astronômicas - luneta - Reprodução/ www.parquecientec.usp.br - Reprodução/ www.parquecientec.usp.br

Visita à luneta Zeiss, construída na década de 1910, é uma das atrações do Parque CienTec

Imagem: Reprodução/ www.parquecientec.usp.br

Patrimônio Científico da Universidade de São Paulo, o Parque de Ciência e Tecnologia da USP – CienTec promove a união entre cultura, sociedade, ciência e tecnologia.

O espaço fica em frente ao Zoológico de São Paulo, na Água Funda, e possui trilhas na mata, observatório para explorar o céu, experimentos nas áreas de física, geologia e microbiologia, além de sessões no planetário., tudo disponibilizado aos visitantes de forma gratuita.

Quer fazer uma visita ou ir com a galera? Veja a programação, horários e detalhes para visita no site da CienTec.

Museu das Invenções – Inventolândia

Museu das Invenções - Inventolândia - Reprodução/ www.museudasinvencoes.com.br - Reprodução/ www.museudasinvencoes.com.br

Museu tem acervo com mais de 300 invenções

Imagem: Reprodução/ www.museudasinvencoes.com.br

Uma programação completa para crianças e adultos, o Museu das Invenções é o único do tipo na América Latina e possui um acervo com mais de 300 invenções em diferentes categorias, como jogos, música, construção civil, automobilísticas e até criações malucas de Kenji Kawakami,. Tudo marcado pela inovação e criatividade.

Fui uma única vez, mas amei tanto a experiência que pretendo voltar mais vezes. Se você quer visitar pela primeira vez ou, como eu, já conhece o lugar e quer voltar, dá uma olhada no site do Museu das Invenções para ver dias, horários e preço dos ingressos.

Sabina – Escola Parque do Conhecimento

Sabina - Escola Parque do Conhecimento - Sabina Escola Parque do Conhecimento/ Creative Commons - Sabina Escola Parque do Conhecimento/ Creative Commons

Réplica de dinossauro em uma das salas da Sabina – Escola Parque do Conhecimento

Imagem: Sabina Escola Parque do Conhecimento/ Creative Commons

Em funcionamento desde 2007, a escola, que fica em Santo André, no ABC Paulista, a Sabina pretende ser uma extensão do ambiente escolar. É um espaço de 8 mil metros quadrados, que abriga uma enorme variedade de atrações para crianças de todas as idades.

Possui um pinguinário, simulador de fenômenos naturais, boneca gigante, esqueleto de Tiranossauro Rex em tamanho real e outros objetos que fazem a alegria dos pequenos.

Detalhes para visita, como ingresso e horários, você pode conferir no site da Sabina.

Museu Catavento

Museu Catavento - instalações - Montagem UOL com reprodução/ museucatavento.org.br - Montagem UOL com reprodução/ museucatavento.org.br

Algumas das atrações de cada uma das quatro instalações do Museu Catavento

Imagem: Montagem UOL com reprodução/ museucatavento.org.br

Nada melhor do que aprender se divertindo, não é mesmo? Esse é o intuito do Museu Catavento.

Construído em 1924, o local abrigava a prefeitura da cidade até 2004. Hoje é um museu interativo que se divide em quatro instalações: Vida, Universo, Engenho e Sociedade. Em cada ambiente , o visitante pode interagir com o respectivo tema via jogos eletrônicos, filmes em 3D ou exposições.

E para atiçar ainda mais sua curiosidade, o museu conta com uma exposição virtual que você pode acessar aqui. Curtiu? Então vamos pro museu? Exposições, horários, ingressos, como chegar e mais detalhes você encontra no site do Museu Catavento.

Museu de Microbiologia

Museu de Microbiologia - Reprodução/ butantan.gov.br/atracoes/museu-de-microbiologia - Reprodução/ butantan.gov.br/atracoes/museu-de-microbiologia

Inaugurado em 2002, o Museu de Microbiologia quer estimular a curiosidade científica nos jovens

Imagem: Reprodução/ butantan.gov.br/atracoes/museu-de-microbiologia

Para quem tem curiosidade em saber mais do mundo invisível dos microorganismos, o Museu de Microbiologia é o lugar ideal.

Ele tem a missão de estimular a curiosidade científica e aproximar a ciência do público em geral. Para isso, o museu conta com uma exposição que proporciona uma viagem interativa através de filmes, animações, atividades, microscópios, modelos tridimensionais de bactérias, vírus e protozoários, além de um momento lúdico voltado para as crianças. Ou seja, uma programação para ninguém ficar de fora.

Interessou? Olha aqui no site do Museu de Microbiologia para ter mais detalhes, como horários, ingressos e endereço.