Peter Jackson acerta venda da Weta Digital por US$1.62 bilhão

O cineasta Peter Jackson acertou a venda do estúdio de efeitos visuais Weta Digital para a empresa de tecnologia Unity. De acordo com o THR, o negócio será concluído mediante pagamento de US$1.62 bilhão em uma combinação de dinheiro e ações.

Baseada em Wellington, na Nova Zelândia, a Weta assinou os efeitos visuais vencedores de Oscar da saga O Senhor dos Anéis, de Jackson, e de Avatar, de James Cameron, entre outros sucessos de crítica e público das telonas. É esperado que a transação se conclua até o final de 2021.

O acordo prevê que todos os ativos de tecnologia da Weta passaram a ser da Unity, mas permanecerão sob o nome de Weta Digital, enquanto toda a operação de efeitos visuais será separada sob o selo WetaFX, com a maioria das ações ainda pertencendo a Peter Jackson.

A Unity é a empresa responsável pelo motor de games em tempo real Unity, usado em toda a promissora área de produção virtual para conteúdo de entretenimento. “As ferramentas digitais da Weta criaram possibilidade ilimitadas para que possamos trazer à vida os mundos e criaturas que originalmente viviam em nossas imaginações”, disse Jackson, em nota.

O cineasta adicionou: “Juntos Unity e Weta Digital podem criar um caminho para qualquer artista, de qualquer indústria, ser capaz de levar adiante essas ferramentas criativas e poderosas. Oferecendo a criativos aspirantes o acesso à tecnolodia da Weta Digital não será nada menos que revolucionário e a Unity é apenas a companhia a trazer essa visão à vida”.