Retrospectiva 2023: relembre o que movimentou os esportes

Retrospectiva 2023: relembre o que movimentou os esportes

O ano de 2023 foi recheado de histórias no esporte. Seja duelos futebolísticos que serão lembrados por anos ou conquistas de esportistas capixabas que ficarão marcados na memória. Pensando nisso, o ES Hoje apresenta a retrospectiva esportiva deste ano. 

Em relação às notícias, também relembramos histórias vividas no primeiro e no segundo semestre. Leia também!

Janeiro 

Retrospectiva 2023: relembre o que movimentou os esportesETERNO DINAMITE

O mês de janeiro começou com a morte de um grande esportista mundial. No dia 8, Roberto Dinamite, o maior ídolo da história do Vasco, faleceu, no Rio de Janeiro, em decorrência de um tumor no intestino. O ex-jogador foi velado em São Januário.  Com a camisa do Cruzmaltino, Dinamite conquistou um campeonato brasileiro (1974) e cinco cariocas (1977, 1982, 1987, 1988 e 1992).

A despedida a Roberto Dinamite provocou comoção nacional, tanto quanto a abertura dos campeonatos estaduais. O carioca foi o primeiro a começar, mas o campeonato capixaba, a competição mais importante do Espírito Santo, estreou com a partida entre Serra e Estrela do Norte. A equipe serrana venceu a partida por 1 a 0. 

DANIEL ALVES DETIDO

No dia 20 de janeiro, o então jogador Daniel Alves foi detido na Espanha, acusado de estupro e abuso sexual em uma boate em Barcelona, em dezembro de 2022. O ex-jogador segue preso há 11 meses e responde formalmente por estupro.  

PRIMEIRO VICE

Em um ano com muitas disputas de título, o Flamengo perdeu o primeiro deles no dia 28 de janeiro, diante do Palmeiras. O jogo em questão era a Supercopa do Brasil, disputada entre os campeões da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro. A equipe comandada por Abel Ferreira venceu o Flamengo por 4 a 3. Os gols foram marcados por Gabriel Menino e Raphael Veiga, ambos duas vezes, para a equipe Alviverde, enquanto os Rubro-Negros marcaram com Gabigol (2x) e Pedro. 

Fevereiro

DERROTA NO MUNDIAL

O mês de fevereiro começou de uma forma triste para a nação Rubro-Negra, após perder o título da Supercopa do Brasil para o Palmeiras, a equipe de Vitor Pereira foi derrotada ainda na semifinal do Mundial de Clubes para o Al-Hilal, da Arábia Saudita, por 3 a 2. Os gols da equipe saudita foram marcados por Salem Al-Dawsari (2x) e Luciano Vietto. Pelo lado rubro negro, Pedro também marcou duas vezes. 

Com a derrota, o Flamengo foi disputar o terceiro lugar da competição diante da equipe egípcia Al-Ahly, e vencendo a partida por 4 a 2, conquistou o terceiro lugar no Mundial de Clubes de 2022. 

MARCELO NO FLU

No dia 24 de fevereiro, o Fluminense agitou o mercado de transferências, anunciando o lateral-esquerdo Marcelo, um dos maiores jogadores brasileiros da atualidade. O atleta foi revelado pelo Fluminense, mas saiu cedo para o Real Madrid, da Espanha, onde conquistou diversos títulos, entre eles, cinco Ligas dos Campeões. 

FIFA THE BEST

No dia 27 de fevereiro, a Fifa anunciou que o prêmio de melhor jogador do mundo iria para o craque argentino Lionel Messi. O prêmio foi entregue a Messi na sala de concertos Salle Pleyel, em Paris, na França. O que pesou a favor do craque foi o seu desempenho durante a Copa do Mundo de 2022, onde levou a Argentina ao tricampeonato mundial.

Retrospectiva 2023: relembre o que movimentou os esportesFoto: divulgação

Março

REFORMA DO SALDANHA DA GAMA

Começando o mês de março, um anúncio importante agitou o cenário do basquete capixaba. Em parceria com o capixaba Anderson Varejão, o Cleveland Cavaliers, equipe da NBA, anunciou a reforma de duas quadras externas do Clube do Saldanha da Gama. 

A iniciativa da equipe tinha como intuito aumentar a presença do time de basquete no Brasil. O plano de ações da franquia passa por diversas atividades, entre elas as reformas das quadras, ações sociais, camps, conteúdos em plataformas digitais, entre outros, levando o esporte às comunidades, visando aproximar ainda mais o time dos fãs brasileiros.

RECORDE DE MEDALHAS NO MUNDIAL DE KICKBOXING

Com onze atletas capixabas, a delegação brasileira da Copa do Mundo de Kickboxing conquistou dez medalhas no Mundial de Kickboxing, em Tirol, na Áustria. No total, foram três de ouro, duas de prata e cinco de bronze.

O Brasil é o único país do continente sul-americano a disputar a Copa do Mundo da modalidade e o número de pódios é um recorde no evento. Na classificação final, a delegação terminou em 18° entre os 34 países participantes da competição.

Abril 

Retrospectiva 2023: relembre o que movimentou os esportesFoto: Henrique Montovanelli/FES

REAL NOROESTE TRICAMPEÃO CAPIXABA

Já no futebol capixaba, a história se repetiu mais uma vez. O Real Noroeste venceu o Nova Venécia por 3 a 1, no jogo de volta da final do campeonato, e se sagrou campeão pela terceira vez consecutiva. 

Os gols da equipe Merengue foram marcados por Alysson Caucaia e Robert (2x), enquanto Emerson Martins marcou para o Leão do Norte. O resultado demonstrou mais uma vez que a equipe do norte do estado tem criado um projeto sólido para a competição. 

Retrospectiva 2023: relembre o que movimentou os esportesAtletas de Vila Velha conquistam ouro no Campeonato Brasileiro Paralímpico. Foto: PMVV

CAPIXABAS CONQUISTAM OURO NO BRASILEIRO PARALÍMPICO

O ano de 2023 também foi muito importante para o Esporte Paralímpico, entre os dias 19 e 22 de abril, aconteceu o Campeonato Brasileiro de Atletismo Paralímpico, em São Paulo. Os atletas de Vila Velha, Wendel Xavier, Nicolas Oliveira e Mayara Santos conquistaram medalhas de ouro em suas respectivas modalidades. 

Wendel levou o ouro no salto em distância sub-20. Atingindo a distância de 6,23 metros, o atleta quebrou o recorde brasileiro. Já Nicolas  conquistou a sua primeira medalha de ouro na modalidade de salto em distância sub-17, quebrando o recorde na sua categoria ao alcançar 5,63 metros. Já Mayara garantiu o ouro na corrida de 1.500 metros, com tempo recorde de 06:42.30, e, além disso, também conquistou a medalha de prata na prova dos 800 metros.

HUGO CIBIEN NA STOCK SERIES

Outro anúncio muito importante foi a entrada do piloto capixaba, Hugo Cibien, na Stock Series, divisão de acesso para a Stock Car, principal campeonato do automobilismo brasileiro. Cibien correu pela equipe W2 Progp Racing, que tem sede no Rio de Janeiro.

FLUMINENSE VENCE O CARIOCA

9 de abril aconteceu a final do Campeonato Carioca, no confronto Fla-Flu. Após perder a primeira partida para o Flamengo por 2 a 0, no jogo de ida do campeonato carioca, o Fluminense reverteu a vantagem e goleou a equipe rubro-negra por 4 a 1, no dia 9 de abril. 

Os gols da partida foram marcados por Marcelo, Cano (2x), e Alexsander, enquanto Ayrton Lucas descontou para o Flamengo. A derrota no clássico culminou na demissão de Vitor Pereira do comando técnico rubro-negro. 

Maio 

Retrospectiva 2023: relembre o que movimentou os esportesRIO BRANCO VIRA SAF

Uma importante notícia chegou ao futebol capixaba em maio. No dia 25, o Rio Branco Atlético Clube anunciou a venda de seu futebol a um fundo de investidores, criando assim, a primeira Sociedade Anônima do Futebol (SAF), no Espírito Santo. 

Composta pelos fundadores das startups Zaitt e Shipp, os investidores assinaram um acordo de um investimento de, no mínimo, 50 milhões em dez anos. Dentro desse valor, 10 milhões de reais serão destinados à infraestrutura do clube, incluindo a construção de um centro de treinamento. 

FLU GOLEIA RIVER PLATE

No decorrer do ano, paralelamente a tudo isso, também acontecia a Copa Libertadores da América, principal competição do continente. Entre as partidas das equipes brasileiras na fase de grupos, um resultado chamou a atenção. O Fluminense venceu o River Plate por 5 a 1, no Maracanã, com direito a três gols do artilheiro Germán Cano e dois de Jhon Arias. O resultado encaminharia bem a equipe de Fernando Diniz ao mata-mata da competição. 

BOM COMEÇO DO BOTAFOGO 

Enquanto isso, no futebol nacional, acontecia o Campeonato Brasileiro. No dia 28, a surpreendente equipe do Botafogo venceu o América-MG, por 2 a 0, em Belo Horizonte, e chegou aos 21 pontos em apenas 8 jogos, tornando assim, uma forte candidata ao título brasileiro de 2023, abrindo cinco pontos do vice-líder Palmeiras. Os gols da equipe foram marcados por Junior Santos e Luis Henrique. 

Junho 

BOTAFOGO SE TORNA FAVORITO 

No dia 25 de junho, o duelo entre Palmeiras e Botafogo, em São Paulo, virou a atenção dos torcedores brasileiros. De um lado, uma das equipes mais vencedoras dos últimos anos, do outro uma surpreendente equipe brigando pelo título. E no confronto, o Botafogo fez valer o momento, com um gol de Tiquinho Soares, a equipe venceu o Palmeiras por 1 a 0, fora de casa. Até o momento, eram 30 pontos em 36 possíveis. 

LUIS CASTRO FORA

Apesar do início de campeonato avassalador, o Botafogo não contaria com um percalço no caminho. O técnico português Luis Castro, há mais de um ano no clube, aceitaria a proposta da equipe do Al-Nassr, da Arábia Saudita, sendo convencido principalmente pelo seu compatriota, Cristiano Ronaldo. O técnico deixou a equipe na liderança da competição, com sete pontos de vantagem sobre o vice-líder Grêmio. 

VASCO LUTA CONTRA REBAIXAMENTO

Na luta contra o rebaixamento desde o início do campeonato, no dia 23 de junho, o Vasco demitiu o técnico Mauricio Barbieri, após a derrota para o Goiás, por 1 a 0, em São Januário. No Campeonato Brasileiro, o então comandante teve um aproveitamento ruim, apenas 18%. Na competição foram 7 derrotas, 3 empates e apenas 1 vitória. 

Julho 

Retrospectiva 2023: relembre o que movimentou os esportesESQUIVA DERROTADO 

O mês de julho não começou bem para o boxeador capixaba Esquiva Falcão. Lutando pelo cinturão do peso-médio do boxe contra o alemão Vicenzo Gualtieri, em Wuppertal, na Alemanha, Esquiva foi derrotado por decisão dos juízes. 

Apesar de um início promissor, o capixaba viu o alemão melhorar ao longo da luta, acertando um gancho e conectando importantes golpes ao longo dos rounds. Em duas oportunidades, Esquiva alegou golpe baixo de Vicenzo, porém o juiz reconsiderou o golpe apenas no primeiro golpe. Ao fim da luta, o alemão venceu por decisão unânime (116-110, 117-109 e 116-110). 

PA CAMPEÃO BRASILEIRO

Também em julho, o capixaba Paulo André foi campeão da prova de 100 metros masculina da competição Troféu Brasil de Atletismo, realizada em Cuiabá, no Mato Grosso. Essa foi a sexta vez que o atleta foi campeão da competição. Além disso, com a vitória o atleta se classificou para o Mundial de Atletismo de 2023, que foi realizado em Budapeste, na Hungria. 

FERNANDO DINIZ NA SELEÇÃO

Após resultados ruins do técnico interino Ramon Menezes no comando da seleção brasileira, o presidente da CBF Ednaldo Rodrigues, buscou Fernando Diniz, comandante do Fluminense, para treinar a Seleção. Na decisão, Diniz pôde optar por continuar no comando do Tricolor carioca enquanto comandava o Brasil. 

MOMENTOS DO FUTEBOL

No primeiro momento futebolístico de julho, o Botafogo venceu o Red Bull Bragantino por 2 a 0 e alcançou a maior vantagem da competição até então, 13 pontos do vice-líder. Os gols foram marcados por Eduardo e Di Plácido. Nesta altura do campeonato eram 39 pontos em 15 jogos, sendo 13 vitórias e apenas duas derrotas. 

Ainda no campeonato brasileiro, já no fim de julho, um momento abalou o vestiário do Flamengo. Após vencer o Atlético Mineiro por 2 a 1, no Estádio Independência, o preparador físico Pablo Fernandez, da comissão de Sampaoli, desferiu um soco no rosto do centroavante PedroCom a agressão, Pedro fez um boletim de ocorrência e o Flamengo decidiu desligar Pablo da comissão técnica de Sampaoli. 

Outro momento foi a estreia da Seleção Brasileira Feminina na Copa do Mundo no Grupo F. Com três gols da atacante Ary Borges e um de Bia Zaneratto, o Brasil venceu o Panamá por 4 a 0, na Austrália. 

Já no futebol capixaba, o Vitória foi a única equipe capixaba a se classificar para a fase mata-mata da Série D de 2023, após uma combinação de bons resultados para o Alvianil. Na fase 16 avos de final, a equipe capixaba enfrentou o Ceilândia, de Brasília, e venceu a primeira partida por 1 a 0, no Salvador Costa. Apesar do bom resultado, no jogo de volta o Vitória perdeu por 3 a 0 para a equipe de Brasília e deixou a competição. 

Agosto 

SERRA CAMPEÃO DA COPA ESPÍRITO SANTO

No fim do mês de agosto, a segunda competição mais importante do estado foi decidida. O Serra venceu o Rio Branco por 3 a 2, no estádio Kleber Andrade, e se sagrou campeão da Copa Espírito Santo de 2023. Os gols da equipe campeã foram marcados por Zé Gatinha, Thiaguinho (contra) e Matheus Costa, enquanto para o Capa Preta João Prado e Romário diminuíram o placar. 

CAPIXABAS CLASSIFICADAS PARA PARIS 2024

Retrospectiva 2023: relembre o que movimentou os esportesFoto: Sesport

Com o talento das capixabas Déborah Medrado e Sofia Madeira, a seleção brasileira de conjunto de ginástica rítmica conquistou a vaga para a Olimpíada de Paris. As ginastas terminaram em sexto lugar geral no Campeonato Mundial de Valência, na Espanha, encerrado no fim de agosto e, com o resultado, garantiram a classificação para os Jogos Olímpicos, que acontecerão em 2024.

SELEÇÃO ELIMINADA NA COPA DO MUNDO

O mês de agosto foi marcado por grandes momentos no futebol brasileiro e mundial. Após ser derrotado pela França, por 2 a 1, na Copa do Mundo Feminina, o Brasil empatou com a Jamaica no último confronto da fase de grupos da competição e foi eliminado da Copa do Mundo.

Além da derrota, a partida representou também a despedida da Seleção da maior jogadora da história do futebol feminino, Marta. Após o apito final, a jogadora confirmou que essa foi sua última Copa do Mundo.

PAYET NO VASCO

Após anunciar um pré-contrato e ser recepcionado pela torcida no aeroporto em plena madrugada, o meia francês Dimitri Payet foi oficialmente anunciado como jogador do Vasco da Gama. Até aqui, o francês participou de 17 partidas, marcando 2 gols e dando 1 assistência. 

FLAMENGO ELIMINADO DA LIBERTADORES

Ainda no futebol carioca, após vencer o Olimpia, por 1 a 0, no Maracanã, no jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores, o Flamengo perdeu de virada para os paraguaios no jogo da volta, no Paraguai, por 3 a 1. O resultado eliminou a equipe Rubro-Negra da maior competição da América. Além disso, acabou com a possibilidade de um eventual Fla-Flu nas quartas de final da competição. 

ESPANHA CAMPEÃ FEMININA

Agosto também foi mês de final de Copa do Mundo feminina. Pela primeira vez na história a Espanha levantou a taça da competição, após vencer a Inglaterra por 1 a 0, na Austrália.  O único gol da partida foi marcado por Olga Carmona. As espanholas chegaram ao primeiro título da competição em sua terceira participação em Copa na história. 

Setembro

Retrospectiva 2023: relembre o que movimentou os esportesCLEVELAND ENTREGA QUADRAS DO SALDANHA

Também no mês de setembro, a equipe de basquete da NBA, Cleveland Cavaliers, e o capixaba e ídolo da equipe Anderson Varejão entregaram duas quadras totalmente reformadas ao Clube de Regatas Saldanha da Gama, centenária agremiação em Vitória – fundado em 1902. 

A reforma completa levou cerca de dois meses para ser concluída e inclui duas quadras com piso novo e personalizado, tabelas, postes de luz, pintura dos muros, nova rede elétrica e dutos de galerias subterrâneas, entre outras melhorias. Cada detalhe foi cuidadosamente pensado para garantir que torcedores e atletas do clube possam desfrutar do novo espaço.

SELEÇÃO FEMININA DE TÉCNICO NOVO

Logo no primeiro dia do mês, a CBF anunciou Arthur Elias, técnico multicampeão do Corinthians feminino, como novo técnico da Seleção Brasileira. Arthur substituiu Pia Sundhage, que foi demitida da seleção após o péssimo resultado na Copa do Mundo de 2023, na Austrália. 

Em sua passagem pelo Corinthians, o comandante empilhou títulos no futebol brasileiro. Arthur venceu quatro campeonatos brasileiros (2018, 2020, 2021 e 2022), três Copas Libertadores (2017, 2019 e 2021) e três campeonatos paulistas (2019, 2020 e 2021). Antes do Timão, Arthur passou pelas equipes femininas Centro Olímpico, Audax e Nacional-AC. 

BRASIL GOLEIA BOLÍVIA NA ESTREIA DE DINIZ

Na primeira partida de Fernando Diniz à frente do comando da Seleção Brasileira masculina, a equipe goleou a Bolívia por 5 a 1, no Estádio Mangueirão, em Belém, em jogo válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Os gols foram marcados por Rodrygo (2x), Neymar (2x) e Raphinha. 

FLAMENGO PERDE A COPA DO BRASIL 

No fim do mês, mais um título perdido assombrou os torcedores rubro-negros. Após perder o primeiro jogo da final da Copa do Brasil, por 1 a 0, para o São Paulo em pleno Maracanã, na partida de volta no Morumbi, São Paulo e Flamengo empataram por 1 a 1 e o Tricolor Paulista se sagrou campeão do torneio pela primeira vez em sua história. 

A derrota na competição culminou também na demissão do argentino Jorge Sampaoli do comando Rubro-Negro. Ao longo de sua passagem pelo Rio de Janeiro, o treinador comandou o Flamengo em 39 oportunidades, sendo 11 empates e 8 derrotas, com um aproveitamento de 60,7%.

Outubro 

Retrospectiva 2023: relembre o que movimentou os esportesFoto: Leonardo Fabri/Jungle Fight

CAPIXABA CAMPEÃO DO JUNGLE FIGHT

Logo no primeiro dia do mês, o lutador capixaba Vitor Costa, de 23 anos, se sagrou campeão do Jungle Fight 120, realizado na Arena Tartarugão, em Vila Velha. O atleta venceu uma difícil luta contra o mineiro Rafael Cabeça, que chegou a derrubar o capixaba no primeiro round. Porém, em uma ótima recuperação, Costa aplicou uma guilhotina no adversário e venceu por finalização, ainda no primeiro round.

BOTAFOGO DEMITE LAGE

Outubro também foi mês de mudanças no até então líder do Campeonato Brasileiro. Após uma sequência de resultados ruins e decisões impopulares, o Botafogo decidiu demitir o técnico português Bruno Lage. Além de ter perdido jogos para Flamengo, Atlético Mineiro, Corinthians e Defensa y Justicia (esse culminando na eliminação da Copa Sul-Americana), o técnico também colocou o artilheiro Tiquinho Soares no banco de reservas. 

Em sua passagem por solo brasileiro, Lage comandou o Botafogo em 16 oportunidades, sendo 5 vitórias, 7 empates e 4 derrotas. Com a saída do comandante, Lúcio Flávio assume o comando técnico da equipe e terá Joel Carli, ex-zagueiro e ídolo alvinegro, como seu auxiliar

VIRADA HISTÓRICA NO FLU

Em um capítulo importante da Copa Libertadores 2023, o Fluminense derrotou o Internacional, por 2 a 1, no Beira-Rio, e se classificou pela segunda vez em sua história para a final da competição. A semifinal brasileira ainda foi marcada por uma virada incrível da equipe tricolor. 

O zagueiro colorado Gabriel Mercado abriu o placar aos 12 minutos do primeiro tempo. Ao decorrer do cronômetro, a partida ia se tornando cada vez mais tensa muito pelo fato de diversas chances perdidas de Enner Valencia para matar a partida e classificar o Colorado para a final. 

Entretanto, o que se viu foi uma grande virada. Aos 35, Cano tocou para John Kennedy que cavou para empatar a partida. E aos 41, Yony Gonzalez tocou para JK, que de calcanhar tocou para Cano chutar de primeira e fazer o gol da virada tricolor. 

FLAMENGO ANUNCIA TITE 

Após diversas especulações e uma longa negociação, enfim o Flamengo anunciou Tite, ex-técnico da Seleção Brasileira, como novo comandante Rubro-Negro. O Flamengo firmou contrato com o treinador por um ano e dois meses, ou seja, até dezembro de 2024. Em sua estreia, o comandante derrotou o Cruzeiro, no Mineirão, por 2 a 0, com gols de Ayrton Lucas e Pedro. 

Novembro 

Retrospectiva 2023: relembre o que movimentou os esportesFoto: Jonathan da Rocha/CBK

CAPIXABA CAMPEÃO BRASILEIRO DE KARATÊ

O capixaba Bruno Conde se sagrou campeão brasileiro de karatê no dia 16 de novembro. O título foi um feito inédito para o capixaba, que conquistou o título na categoria adulto kata pela primeira vez. O campeonato aconteceu em São Bernardo do Campo, em São Paulo.

Além do campeonato, também neste ano Bruno conquistou a medalha de bronze no Campeonato Sul-Americano e também participou dos Jogos Pan-Americanos pela primeira vez.

FLUMINENSE CAMPEÃO DA LIBERTADORES

O dia 4 de novembro vai ficar marcado para sempre na memória tricolor. Jogando em pleno Maracanã, a equipe de Fernando Diniz, venceu o Boca Juniors por 2 a 1 e conquistou a Copa Libertadores pela primeira vez em sua história. 

A partida foi marcada por muita tensão. O artilheiro Germán Cano abriu o placar aos 36 minutos de partida, enquanto o lateral Luis Advincula empatou aos 27 minutos do segundo tempo. Já na prorrogação, o jovem atacante John Kennedy recebeu de Keno para marcar o gol do título tricolor. 

BOTAFOGO PERDE

Apesar de uma campanha extraordinária no primeiro turno do campeonato brasileiro, o Botafogo apresentou um desempenho muito abaixo no segundo turno da competição, acumulando maus resultados e derrotas surpreendentes. Duas dessas derrotas exemplificam o que foi o Glorioso no segundo turno. 

A primeira é para o Palmeiras, no dia 1 de novembro, jogando no Nilton Santos, o Botafogo no segundo, perdeu de virada, num placar de 4 a 3. Outra derrota foi para o Grêmio, mais uma vez por 4 a 3. O Glorioso ainda conseguiu abrir 3 a 1, mas não soube segurar o placar. 

A sequência de resultados negativos, culminou na demissão do técnico interino Lúcio Flávio do comando Alvinegro. Em seu lugar, a diretoria decidiu antecipar a chegada de Tiago Nunes no comando da equipe, que aconteceria apenas em janeiro de 2024. 

Dezembro

VASCO SE SALVA DO REBAIXAMENTO

Após lutar durante todo o campeonato contra o rebaixamento, no dia 6 de dezembro, o Vasco venceu o RB Bragantino na última rodada, por 2 a 1, e garantiu a vaga na Serie A de 2024. Com o resultado, a equipe terminou na 15º colocação, com 45 pontos, além disso, o Bahia, que venceu o Galo por 4 a 1, também se salvou da degola. A última vaga na zona de rebaixamento ficou com o Santos, que foi derrotado em casa para o Fortaleza por 2 a 1. 

JUSTIÇA DESTITUI EDNALDO RODRIGUES DA PRESIDÊNCIA DA CBF

No início de dezembro, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) decidiu de forma unânime pela destituição de Ednaldo Rodrigues da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Por determinação, o órgão escolheu como interventor José Perdiz, atual presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

A decisão aconteceu pelo fato de que a justiça entendeu que Ednaldo mudou as regras de eleição para presidência da entidade, agindo em benefício próprio para sua eleição. 

FLUMINENSE É DERROTADO PARA O CITY NO MUNDIAL

Após vencer o Al-Ahly na semifinal do Mundial de Clubes, por 2 a 0, e se classificar para a final da competição, o Fluminense foi derrotado pelo Manchester City por 4 a 0. Os gols da partida foram marcados por Julian Alvarez (2x), Nino (contra) e Phil Foden. 

O resultado sagrou o Manchester City campeão do Mundial de Clubes pela primeira vez em sua história, enquanto o técnico Pep Guardiola vence pela terceira vez a competição Barcelona (2009 e 2011) e City (2023).