Home Notícias Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no...

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI

22h22 – Goldman Sachs obriga funcionários e visitantes a vacinarem-se

O grupo Goldman Sachs Inc informou os seus funcionáros de que todas as pessoas necessitam de estar completamente vacinadas contra a Covid-19, se quiserem entrar nos escritórios do banco de investimento nos Estados Unidos.

A diretiva tem efeitos imediatos.

O banco vai exigir igualmente o uso de máscaras universal nas suas instalações, seja qual for o estado de vacinação a partir de quarta-feira. Os funcionários com vacinação completa serão também submetidos a testes semanais a partir de 7 de setembro.

22h02 – Máscaras obrigatórias nas escolas de Nova Iorque

A nova governadora do Estado norte-americano de Nova Iorque anunciou a obrigatoriedade da utilização de máscaras para aceder às escolas.

Kathy Hochul acrescentou que tenciona exigir que todo o pessoal escolar do Estado esteja vacinado ou se submeta a testes semanais.

21h28 – Mais de 363 milhões de doses administradas nos EUA

Os Estados Unidos somam 363.915.7892 doses de vacinas contra a Covid-19 já administradas, segundo o balanço avançado esta terça-feira.

Receberam pelo menos uma dose 202.041.893 pessoas. Completaram a vacinação 171.367.657.

21h22 – Mais 264 casos, três óbitos e 114 pessoas recuperadas em Angola

Angola registou, nas últimas 24 horas, mais três óbitos associados à Covid-19, 264 novas infeções pelo SARS-CoV-2 e 114 pessoas recuperadas.

As infeções foram diagnosticadas em Luanda (113), Namibe (81), Huíla (23), Benguela (14), Bié (10), Lunda Sul (7), Huambo (4), Lunda Norte (3), Moxico (3), Cunene (2), Cabinda (2) e Zaire (2), com idades entre 6 meses e 97 anos, sendo 154 do sexo masculino e 110 feminino.

No mesmo período registaram-se três óbitos – dois homens e uma mulher com idades entre 17 e 42 anos, no Bié, Lunda Norte e Luanda.

20h37 – Coordenador da campanha de vacinação fala em “milagre português”

Completaram a vacinação contra a Covid-19 7,1 milhões de portugueses portugueses. São números que fazem de Portugal um dos países mais avançados no processo de vacinação.

20h22 – DGS pondera terceira dose da vacina contra a Covid-19

A Direção-Geral da Saúde estuda agora os dados científicos sobre a terceira dose para alguns grupos, nomeadamente doentes com defesas imunitárias diminuídas.

Ao todo, podem estar abrangidas 100 mil pessoas.

20h00 – Vacinados no queimódromo do Porto não têm de repetir inoculação

A Direção-Geral da Saúde (DGS) adiantou hoje que a vacinação a 09 e 10 de agosto no Centro de Vacinação do Queimódromo, no Porto, onde houve problemas de refrigeração, é “válida”, não tendo os utentes de repetir a inoculação.

“A vacinação ocorrida no Centro de Vacinação Covid-19 – Queimódromo do Porto a 09 e 10 de agosto de 2021 foi considerada válida, após análise do Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, IP, pelo que se considera que os utentes vacinados nestes dias não terão de repetir esta vacinação”, referiu a DGS, em comunicado.

Segundo a DGS, o Infarmed concluiu que as vacinas inoculadas nesses dias não sofreram “impacto na qualidade, estando assegurados os parâmetros de segurança e eficácia exigíveis”.

Dessa forma, os utentes vacinados nesses dias têm processos de vacinação válidos, podendo aqueles que já tiverem completado o seu esquema vacinal ter acesso ao certificado digital, sustentou.

Na sequência desta decisão, os certificados digitais covid-19 emitidos às 875 pessoas vacinadas no Queimódromo a 09 e 10 de agosto foram considerados válidos, sublinhou a DGS.

19h48 – Medidas draconianas na Grécia

O Governo grego anunciou que, a partir do próximo mês, todos os espaços fechados de restauração, bares e discotecas não poderão aceitar pessoas sem a vacinação completa contra a Covid-19.

A Grécia enfrenta agora uma quarta vaga da pandemia.

19h40 – Clubes ingleses recusam libertar perto de 60 jogadores para seleções

Cerca de 60 futebolistas convocados para compromissos internacionais das respetivas seleções, em setembro, não vão ser libertados pelos clubes da Liga Inglesa de futebol, por causa das restrições impostas pela pandemia.

Em comunicado, a Premier League explica que os emblemas “decidiram por unanimidade não ceder os atletas para os jogos internacionais em países que integrem a lista vermelha” do Reino Unido.

19h37 – Cabo Verde anuncia mais um óbito na Praia e 52 novos casos

Cabo Verde reportou mais uma morte associada à Covid-19 na cidade da Praia, aumentando o total para 306. Nas últimas 24 horas, foram diagnosticados mais 52 casos de infeção.

O Ministério da Saúde informou em comunicado que, do total de 1386 resultados, somam-se 52 casos novos positivos de infeção pelo novo coronavírus, dando uma taxa de positividade de 3,8 por cento.

19h36 – Angola espera alcançar cobertura vacinal de 31% até final de setembro

A ministra angolana da Saúde afirma que o país quer aumentar o número de vacinados contra a Covid-19, prevendo ter 31 por cento de cobertura vacinal até ao final do mês de setembro.

Sílvia Lutucuta, que esteve esta terça-feira na I Conferência sobre a “Gestão da Pandemia em África: O caso de Angola”, disse que para a prevenção da pandemia o país conta “com uma arma muito poderosa”: a vacinação.

19h08 – OMS denuncia “desigualdades chocantes” no acesso a vacinas em África

A Organização Mundial de Saúde critica o que descreve como “desigualdes chocantes” no acesso às vacinas contra a Covid-19 por parte dos países africanos, em comparação com outras regiões do mundo.

Esta posição foi assumida na abertura de uma reunião anual virtual de ministros da Saúde do continente africano.

“No mundo, 140 países vacinaram pelo menos dez por cento da sua população, mas no nosso continente, apenas quatro países conseguiram atingir este objetivo, devido a desigualdades chocantes no acesso às vacinas”, sublinhou Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS.

Segundo Ghebreyesus, esta crise deixa patente a fragilidade fundamental no centro do combate à pandemia: a “falta de solidariedade e partilha global de dados, de informação, de amostras biológicas, recursos, tecnologia e ferramentas”.

18h52 – Espanha com 10.072 novos casos e 190 mortes

Espanha registou, nas últimas 24 horas, 10.072 novos casos de Covid-19 e 190 mortes.

As mortes associadas à Covid-19 permanecem acima da centena desde 13 de agosto, quando foram reportados 63 óbitos, elevando-se o número total a 83.527 desde o início da pandemia.

A incidência acumulada a 14 dias no país continua a baixar, situando-se nos 305,6 casos por cada 100 mil habitantes, menos 11,7 pontos que no dia anterior.

18h41 – Estabelecimentos vão passar a fechar à 1h00 na Madeira

O horário de fecho dos estabelecimentos na Madeira vai ser estendido até à 1h00 a partir de sexta-feira, anunciou o presidente do Governo Regional, acrescentando que o recolher obrigatório fica entre as 2h00 e as 5h00.

“Na próxima quinta-feira, nós vamos renovar a situação de calamidade na Madeira e vamos alargar apenas os horários dos estabelecimentos, que passam a encerrar à 1h00 e o recolher obrigatório às 2h00”, indicou Miguel Albuquerque.

Atualmente, os estabelecimentos comerciais da Região Autónoma encerram às 0h00 e o recolher obrigatório vigora entre a 1h00 e as 5h00.

18h24 – Emitidos cerca de 6,5 milhões de certificados digitais

Perto de 6,5 milhões de portugueses, o equivalente a 65 por cento da população, dispõem do certificado digital europeu que começou a ser emitido em 16 de junho, adiantam os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

“Até ao momento, já foram emitidos cerca de 6,5 milhões de certificados digitais da União Europeia”, documento que permite atestar que o portador foi vacinado contra a Covid-19, teve teste negativo ou recuperou da infeção.

Estes certificados começaram a ser emitidos em Portugal a 16 de junho e entraram em vigor em toda a União Europeia a 1 de julho, com o objetivo de facilitar a livre circulação dos cidadãos nos Estados-membros de forma segura durante a pandemia.

18h20 – Vacina chinesa aprovada na Nigéria

As autoridades nigerianas deram luz verde à vacina da Sinopharm contra a Covid-19.

O país vai receber um total de 7,7 milhões de doses desta vacina, através do mecanismo Covax.

18h09 – Mais de cinco mil milhões de doses

Uma contagem da France Presse estabelece em mais de cinco mil milhões o número de doses de vacinas contra a Covid-19 administradas à escala mundial.

Perto de 40 por cento destas doses foram dadas na China. A Índia soma 589 milhões de doses administradas e os Estados Unidos 363 milhões.

17h23 – São Tomé e Príncipe com 22 novas infeções

São Tomé e Príncipe registou 22 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e três recuperações em 24 horas, elevando o total de infetados desde o início da pandemia para 2546.

De acordo com o boletim divulgado pelo Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe, o país não registou qualquer morte.

As novas infeções foram registadas na ilha de São Tomé.

17h04 – Surto no Porto Santo em curva descendente

O surto de Covid-19 no Porto Santo, que registou um pico de 151 casos na primeira quinzena de agosto, está atualmente em recuo, mas ainda com 66 infeções ativas.

“Estamos numa curva descendente, o pico já passou”, afirmou, em declarações à agência Lusa, o delegado de saúde da ilha, Rogério Correia, enfatizando que a segunda semana de agosto foi “a pior”, ao coincidir com o período de maior presença de jovens madeirenses de férias.

O delegado de saúde do Porto Santo remeteu a divulgação dos “dados e números exatos” para o final deste mês, mas adiantou que metade dos infetados pertence à faixa etária até aos 19 anos e a outra metade até aos 29.

16h44 – Reino Unido reporta mais 30.838 casos

As autoridades do Reino Unido reportam esta terça-feira mais 30.838 casos de infeção e 174 mortes associadas à Covid-19.

Com o regresso de milhões de alunos às escolas, na próxima semana, sobem de tom as preocupações entre a comunidade científica.

16h41 – Estudantes de Portalegre voltam a realizar Queima das Fitas

A Associação Académica do Instituto Politécnico de Portalegre (AAIPP) anunciou que vai realizar a tradicional cerimónia da Queima das Fitas, ao cabo de dois anos de interregno ditado pela pandemia

Em nota publicada na página da AAIPP no Facebook, é explicado que o evento vai decorrer a 2 e 3 de outubro, com as “medidas de segurança impostas à data do evento”.

16h27 – Mais cinco mortos e 528 infeções em Moçambique

Moçambique registou mais cinco mortes associados à Covid-19 e 528 casos de infeção pelo SARS-CoV-2 em 24 horas.

Os óbitos foram registados na segunda-feira. As vítimas eram todas de nacionalidade moçambicana, com idades entre 43 e 93 anos.

Moçambique eleva assim o total acumulado de mortes para 1813 e o de casos para 143.655, dos quais 89 por cento recuperados. O país africano tem 13.986 casos ativos da doença e, destes, 187 estão internados.

16h22 – Portugal envia vacinas para São Tomé e Príncipe

Portugal prepara-se para fazer chegar a São Tomé e Príncipe um segundo lote de vacinas contra a Covid-19, tendo em vista “continuar a apoiar as autoridades santomenses no seu plano nacional de vacinação contra esta doença”, adianta em comunicado a Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.

“Este segundo lote, composto por 37 mil doses da vacina AstraZeneca, será acompanhado de todo o material necessário para viabilizar a sua administração, incluindo, nomeadamente, seringas e agulhas”, acrescenta-se na mesma nota.

“Este novo lote de vacinas, que se segue a um outro de 12 mil vacinas que foi enviado no passado dia 10 de julho, chegará à cidade de São Tomé na próxima quarta-feira, dia 25 de agosto, onde será entregue pelo Embaixador de Portugal em São Tomé às competentes autoridades sanitárias santomenses”.

16h12 – Lar de Marvão com 47 utentes e funcionários infetados

Um surto de Covid-19 num lar de Santo António das Areias, em Marvão (Portalegre), já infetou 47 pessoas, entre utentes e funcionários.

Segundo a presidente da associação do Lar da Casa do Povo de Santo António das Areias, Cristina Novo, citada pela Lusa, estão infetados “todos os utentes” da estrutura residencial para pessoas idosas e dez dos 27 funcionários.

A responsável explicou ainda que o surto foi detetado no sábado, na sequência da deslocação de uma utente ao hospital de Portalegre, tendo dado positivo o teste à Covid-19 efetuado naquela unidade hospitalar.

“Nós temos três utentes internados (hospital) e os restantes estão estáveis e isolados no lar. Temos estado a efetuar testes”, acrescentou.

15h49 – Dois efetivos do navio NRP Setúbal testam positivo

Dois militares da tripulação do NRP Setúbal, que realiza missões de busca e salvamento, testaram positivo para a Covid-19, tendo sido retirados do navio. Os demais 61 tripulantes permanecem na embarcação.

“Dois militares da guarnição do NRP Setúbal testaram positivo à Covid-19, no início desta semana. Os dois militares cumprem agora o período de quarentena, fora do navio”, adianta a Marinha em comunicado.

A Marinha Portuguesa assinala que, “após se verificar sintomas de tosse por parte de um dos militares”, toda a tripulação do NRP Setúbal “foi submetida a testes”, sendo que, além dos dois casos positivos, os restantes 61 membros da tripulação testaram negativo.

“Já hoje, terça-feira, foram realizados novos testes a todos os elementos e novamente os resultados foram negativos. A guarnição continuará a fazer novos testes até ao final da semana. Todos os militares encontram-se bem”.

15h41 – Israel autoriza terceira dose da vacina para maiores de 30 anos

Israel anunciou hoje a foi autorizado que pessoas a partir dos 30 recebam a terceira dose da vacina contra o novo coronavírus, para combater o aumento dos contágios ligados à variante Delta.

“Uma terceira dose da vacina está autorizada para pessoas com 30 anos ou mais a partir de hoje”, disse o Ministério da saúde em um comunicado.

O Estado hebraico lançou uma campanha há três semanas para permitir que pessoas com 60 anos ou mais recebessem uma terceira dose da vacina, principalmente da Pfizer/BioNTech.

Desde então, tem vindo a diminuir gradualmente a idade mínima para esta dose suplementar, apesar do apelo da Organização Mundial da Saúde (OMS) para uma moratória dessas doses de reforço, a fim de deixar mais vacinas para os países pobres, onde a taxa de vacinação continua muito baixa.

15h26 – Antigo ditador do Chade Hissène Habré morreu num hospital do Senegal

O antigo ditador do Chade Hissène Habré, cujo regime foi acusado de matar dezenas de milhares de pessoas, e o primeiro ex-chefe de Estado africano condenado por crimes contra a humanidade, morreu hoje, aos 79 anos, após ter contraído covid-19.

O ex-chefe de Estado do Chade foi condenado por um tribunal africano após ter passado décadas num exílio luxuoso no Senegal – onde se encontrava agora -, num caso que ilustrou, durante anos, a relutância da África em julgar os seus déspotas.

Num comunicado divulgado poucas horas antes de ser conhecido a morte de Hissène Habré, num hospital em Dacar, a sua mulher tinha confirmado que o antigo presidente tinha contraído covid-19, mas que se encontrava “consciente” e a ser observador por médicos.

15h17 -Polícia Marítima e PSP interrompem festa com 200 pessoas na Figueira da Foz

Os elementos do Comando-local da Polícia Marítima da Figueira da Foz, em colaboração com a PSP, interromperam durante a madrugada de hoje um ajuntamento de cerca de 200 pessoas que se encontravam na Praça do Forte, na Figueira da Foz.

Durante uma ação de patrulhamento conjunta, pelas 5h00, foram detetados vários grupos de pessoas reunidas, num total de cerca de 200 pessoas, que se encontravam a consumir bebidas alcoólicas, tendo os elementos do Comando-local da Polícia Marítima da Figueira da Foz e da PSP dado indicações para que as pessoas abandonassem o local.

Desta ação resultou o levantamento de três autos de notícia por consumo de bebidas alcoólicas na via pública e três autos de notícia por falta de uso de máscara.

15h06 – Variante Delta responsável por 100 por cento das infeções em todas as regiões

A variante Delta foi responsável por 100% das infeções pelo vírus SARS-CoV-2 em todas as regiões do país na semana que terminou em 15 de agosto, anunciou hoje o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

“A variante Delta (B.1.617.2) apresenta uma frequência relativa de 100% na semana de 09 a 15 de agosto em todas as regiões, de acordo com os dados apurados até à data”, refere o relatório do INSA sobre a diversidade genética do vírus que provoca a covid-19.

Segundo os dados do instituto, do total de sequências analisadas desta variante, 66 apresentaram uma mutação adicional na proteína `spike´, uma sublinhagem conhecida por Delta Plus que tem “mantido uma frequência relativa abaixo de 1%” nas últimas semanas.

De acordo com o INSA, a prevalência das variantes Beta e Gamma, originárias da África do Sul e do Brasil, respetivamente, mantém-se baixa e sem tendência crescente.

No que se refere à variante Alpha, associada ao Reino Unido e que já foi a predominante em Portugal, não foi detetada em Portugal na semana de 09 a 15 de agosto, depois ter sido responsável por quase metade dos casos de infeções pelo novo coronavírus na semana entre 31 de maio e 06 de junho.

15h00 – Quatro casos positivos na Misericórdia de Proença-a-Nova

O surto de covid-19 detetado no início de agosto, na Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova, regista atualmente quatro casos positivos, todos eles de funcionários, não se verificando qualquer infeção entre os utentes.

14h47 – Ópera de Luís Soldado com libreto de Rui Zink reflete sobre a pandemia

Uma ópera de câmara de Luís Soldado, intitulada “O Regresso da Norma”, estreia-se no dia 31 no claustro do Convento da Graça, em Torres Vedras, com libreto de Rui Zink e encenação de Linda Valadas.

Esta ópera “é uma reflexão sobre o último ano e meio”, em que o país viveu um confinamento devido à pandemia de covid-19, disse Luís Soldado em declarações à agência Lusa.

Esta não é a primeira colaboração operática entre Rui Zink e Luís Soldado; “será talvez a sétima”, como disse à agência Lusa o compositor, que realçou o facto de “se conhecerem muito bem, permitindo cedências de parte a parte como exige um trabalho de colaboração”.

“O Regresso da Norma”, com direção musical do maestro Rui Pinheiro, conta com a participação da soprano Sónia Alcobaça, da meio-soprano Susana Teixeira e do barítono Rui Baeta, acompanhados por um violino, uma trompa, um violoncelo e um contrabaixo.

“O Regresso da Norma” está em cena nos dias 31 de agosto, 1, 2 e 0 de setembro às 18:00 no claustro do Convento de Nossa Senhora da Graça, em Torres Vedras, e ainda neste espaço, mas às 21:30, nos dias 03 e 4 de setembro. Em Mafra, também no distrito de Lisboa, será apresentada no Largo Coronel Brito Gorjão, no dia 4 de setembro às 16:00.

14h27 – Açores com nove novos casos nas últimas 24 horas todos em São Miguel

Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, nove novos casos de covid-19, todos em São Miguel, e hoje há mais três doentes internados, num total de 15 pessoas hospitalizadas em Ponta Delgada, indicaram as autoridades de saúde.

No seu boletim diário, a Autoridade de Saúde Regional adianta que os novos casos decorrem de 811 análises realizadas nos laboratórios de referência da região e uma em laboratório não convencionado.

Dos novos casos identificados, um refere-se a um viajante não residente que obteve resultado positivo em teste rápido de antigénio realizado em laboratório privado, após ter apresentado sintomatologia.

Ainda de acordo com a Autoridade de Saúde açoriana, todos os casos restantes correspondem a transmissão comunitária.

Por concelhos, Lagoa registou cinco novos casos, Ponta Delgada dois e Ribeira Grande também dois.

Hoje estão internados 15 doentes (mais três do que na segunda-feira), todos no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, dos quais quatro em Unidade de Cuidados Intensivos (mais três do que na segunda-feira).

Também nas últimas 24 horas foram registadas 28 recuperações nos Açores.

14h03 – Mais 13 mortes e 2261 casos em Portugal

O mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) reporta mais 2261 casos confirmados de Covid-19 e 13 mortes associadas à doença.

Os internamentos baixaram nas últimas 24 horas. Há neste momento 716 doentes internados (menos 17 do que no dia anterior), dos quais 148 em unidades de cuidados intensivos (menos três do que na véspera).

Do total de novos casos, 792 foram reportados na região norte, 684 em Lisboa e Vale do Tejo, 363 na região Centro, 216 no Alentejo e 161 no Algarve. Foram ainda registadas mais 32 infeções na Madeira e 13 nos Açores.

A área de Lisboa e Vale do Tejo e a região Norte, têm 65,2 por cento do total das novas infeções verificadas nas últimas 24 horas.

As mortes ocorreram na região Norte (5) Lisboa e Vale do Tejo (3), Algarve (3) e Centro (2).

Relativamente às idades das vítimas, nove tinham mais de 80 anos, uma entre os 70 e os 79, duas entre os 60 e os 69 e uma entre os 50 e os 59 anos.

O boletim reporta ainda mais 3610 recuperados, aumentando o total para 960.969.

Há ainda menos 1362 casos ativos (44.180 no total) e menos 1369 contactos em vigilância (47.576 no total).

Desde que foi identificado o primeiro caso de Covid-19 em Portugal já foram confirmados 1.022.807 casos e 17.658 óbitos associados à doença.

13h54 – Festa do Avante vai ser segura

Na visita ao recinto, Jerónimo de Sousa garantiu que a festa vai ser segura e lamentou que ainda não haja respostas da DGS.

13h51 – PCP considera inaceitável que haja empresas a exigirem certificado digital de vacinação

À margem de uma visita ao recinto da festa do Avante, o secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, apontou que essa exigência é inconstitucional.

13h48 – Irão regista recorde de óbitos diários com mais de 700 mortes

O Irão registou hoje um novo recorde de óbitos diários com covid-19, com mais de 700 mortes em 24 horas, quando o país intensifica a luta contra a disseminação do novo coronavírus.

País mais afetado pela pandemia no Médio Oriente, o Irão enfrenta a quinta vaga da doença, alimentada pela variante Delta, que é particularmente contagiosa.

De acordo com o Ministério da Saúde iraniano, 709 pessoas morreram com a covid-19 nas últimas 24 horas, enquanto o recorde anterior era de 684 mortos, atingido no domingo.

No total, a pandemia no Irão matou 103.357 de 4.756.394 pessoas infetadas, de acordo com o Ministério da Saúde.

13h40 – Pandemia empurra até 80 milhões de pessoas para a pobreza extrema na Ásia

Entre 70 milhões a 80 milhões de pessoas na Ásia-Pacífico atingiram níveis de pobreza extrema em 2020 devido à pandemia de covid-19, situação que ameaça o cumprimento das metas de desenvolvimento sustentável da região, foi hoje divulgado.

O alerta é dado pelo Banco Asiático de Desenvolvimento (ADB, na sigla em inglês) que mostra este aumento da pobreza extrema – cenário em que cada pessoa vive com menos de 1,90 dólares (1,62 euros) por dia – num relatório sobre os indicadores económicos de 49 países da região, incluindo China, Índia, Japão, Indonésia e Bangladesh, entre outros.

13h31 – Três medicamentos usados para outras doenças têm potencial no tratamento da Covid-19

Há três medicamentos usados no combate a várias doenças que têm potencial no tratamento da Covid-19. É pelo menos essa a conclusão de investigadores do Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa.

Dois dos fármacos estão aprovados pelos reguladores internacionais do medicamento para outras doenças

13h26 – Falha na cadeia de frio no Queimódromo não afetou eficácia das vacinas

A qualidade e eficácia das vacinas administradas nos dias 9 e 10 de agosto no Queimódromo, no Porto, não foram afetadas pela falha no sistema de refrigeração de armazenamento. É o que garante a administração regional de saúde do Norte à Antena 1.

13h20 – Eventual dose de reforço não será para toda a população

O vice-almirante Gouveia e Melo visitou o centro de Vacinação em S. João da Madeira, numa altura em que a modalidade Casa Aberta abriu para os maiores de 12 anos.

Gouveia e Melo garante que ainda não há decisão sobre a data para o desmantelamento dos centros, nem sobre uma eventual terceira dose da vacina.

13h14 – Estudo do INSA sugere menor eficácia das vacinas mRNA contra variante Delta

Um estudo do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) sugere que as vacinas de tecnologia mRNA (Pfizer e Moderna) são menos eficazes a prevenir a infeção pela variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2.

Na investigação, que está em pré-publicação e ainda não foi sujeita a revisão por pares científicos, conclui-se que há “probabilidade significativamente superior de infeção pela variante Delta em pessoas vacinadas”, sensivelmente “o dobro do risco de infeção pela variante Alpha”.

Esta tendência na eficácia das vacinas mRNA face à variante predominante em Portugal é igual em pessoas com uma dose ou com as duas doses do esquema completo, assinala o INSA em comunicado, indicando que o estudo epidemiológico analisou cerca de 2.000 casos positivos de infeção.

“De acordo com os resultados obtidos, observou-se que os infetados com a variante Delta apresentaram, em média, valores de carga viral mais elevados, o que poderá significar uma maior transmissibilidade”, nota o INSA.

Estima-se que a eficácia do esquema vacinal completo, que era de 70% a 90% para a variante Alpha, desça para 41% a 80% face à Delta.

Na situação de uma toma, a eficácia de 55% a 70% face à Alpha passará para entre 24% a 49%, sugerem os resultados do estudo do INSA.

Outro dos resultados principais do estudo indica que as pessoas com duas tomas de vacina têm “menor carga viral e potencialmente menor transmissibilidade do que os indivíduos não vacinados” em relação a ambas as variantes do SARS-CoV-2.

No caso específico da Delta, a transmissibilidade é equivalente quer se tenha apenas uma toma ou ambas.

O estudo foi realizado entre maio e julho deste ano, quando a variante Delta se tornou predominante em Portugal.

13h05 – Pandemia já matou pelo menos 4.439.888 pessoas no mundo

A pandemia de covid-19 matou, até hoje, pelo menos 4.439.888 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias francesa AFP com base em fontes oficiais.

Mais de 212.428.950 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia.

Os números são baseados em relatórios diários das autoridades de saúde de cada país até às 11:00 em Lisboa, e excluem revisões posteriores de agências estatísticas, como ocorre na Rússia, Espanha e Reino Unido.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estimou que, levando em consideração o excesso de mortalidade direta e indiretamente vinculado à covid-19, os resultados da pandemia podem ser duas a três vezes superiores aos registados oficialmente.

Na segunda-feira, 8.632 novas mortes e 652.192 novos casos foram registados em todo o mundo.

12h49 – ‘Big 5’ perderam 2,5 mil milhões de euros em receita nos jogos

Os clubes dos cinco principais campeonatos europeus de futebol perderam 2,5 mil milhões de euros em receitas nos jogos, devido à ausência de público por causa da pandemia de covid-19, segundo um estudo da KPMG.

De acordo com o estudo da consultora, desde a suspensão das competições, em março de 2020, e a retoma à porta fechada, o número de jogos com público em Inglaterra, Alemanha, Itália, Espanha e França foi reduzido em 27%.

A pandemia levou a “uma quebra significativa, de cerca de 500 milhões de euros acumulados nas receitas em dia de jogo [bilheteira, patrocínios, ‘merchandising’ e restauração], a 1,9 mil milhões de euros”, segundo a mesma fonte.

O impacto foi mais notório na Alemanha, cujo campeonato detém a mais alta média de espetadores [42 mil], com perdas calculadas em cerca de 157 milhões de euros (ME) por cada um dos 18 emblemas, enquanto em França as quebras de receita foram três vezes menores, aproximadamente 48 ME por clube.

Com o desenrolar da época 2020/21 praticamente disputada totalmente à porta fechada nos cinco países, a consultora calcula, então, as perdas acumuladas “em mais de dois mil milhões de euros” neste exercício.

A KPMG admite que a reabertura dos estádios aos espetadores permita apenas uma recuperação parcial destas perdas, atendendo a que, por exemplo, Espanha autoriza 40% da capacidade dos recintos e Itália 50%, enquanto em Inglaterra as lotações podem ser preenchidas totalmente.

12h24 – Piscinas de Alcains em Castelo Branco fecham após casos positivos em funcionários

A empresa municipal ALBIGEC, responsável pela gestão de equipamentos culturais, desportivos e de lazer de Castelo Branco, determinou hoje o encerramento das piscinas de Alcains devido ao surgimento de casos positivos de covid-19 entre funcionários.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Câmara de Castelo Branco refere que o Conselho de Administração da ALBIGEC, em articulação com a autoridade local de saúde, “decidiu proceder ao encerramento imediato destas instalações (complexo de piscinas de Alcains), como forma de prevenção e, assim, garantir a segurança de todos os seus utilizadores”.

A decisão foi tomada “em virtude do surgimento de casos positivos de coronavírus SARS-COV-2 (covid-19) entre funcionários afetos à piscina municipal de Alcains”.

12h15 – “Orgulho” no processo de vacinação

O coordenador do plano de vacinação contra à covid-19 afirmou, na visita a um centro de vacinação esta manhã, ter “orgulho” no processo de vacinação, na adesão a um processo que coloca Portugal como um dos países no mundo onde o processo de vacinação avança mais rápido.

“Não devemos ter medo do futuro. Estamos todos de parabéns”, confessou, dizendo estar “feliz” por participar no processo.

12h00 – “Autarquias não vão, no fim da corrida, desistir”, diz Gouveia e Melo

O coordenador da task force de vacinação garante que ainda não há datas para que sejam encerrados os grandes centros de vacinação, muitos deles organizados pelas Câmaras Municipais. Garante que a corrida “é a que for necessária”, garantindo que o processo de vacinação de emergência ainda não está acabado e que necessita chegar aos 85% da população.

Gouveia e Melo voltou a afirmar que a abertura do Queimódromo do Porto está dependente do resultado final do inquérito ao problema de refrigeração das vacinas. Afirmou haver “boas notícias” sobre quem tomou a vacina, mas não adiantou pormenores, dizendo que a informação será depois divulgada.

O coordenador do plano de vacinação contra à covid-19 sublinha que nesta altura em que o país tem uma elevada percentagem de vacinados pode até já nem justificar-se a abertura do queimódromo, local onde a vacinação foi suspensa devido a problemas de refrigeração.

Quanto à necessidade de uma terceira dose da vacina contra a covid-19, remete a decisão para a avaliação da DGS, dizendo no entanto que a perspetiva científica neste momento aponta para a inoculação de alguns grupos específicos, não se tratando de vacinação da população em massa. E, se assim for, então a vacinação pode ser feita nos centros de saúde.

11h00 – Timor-Leste regista recorde de casos diários com 532 infeções e duas mortes

Timor Leste registou hoje um recorde de casos diários com 532 novas infeções nas últimas 24 horas, registando ainda mais dois óbitos, ambos em Díli, informaram as autoridades.

Dados divulgados pelo Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC), confirmam que foram detetados novos casos em praticamente todos os municípios, à exceção de Aileu, com o maior número, 298, detetados em Díli e 90 detetados em Baucau.

Os dois óbitos que se registaram em Díli, fizeram aumentar o total de mortos de pessoas infetadas na capital para 42, e o total nacional para 51, sendo que mais de metade número se registou só no mês de agosto.

10h40 – Casos Delta mostram carga viral 300 vezes maior do que coronavírus original

Pessoas infetadas com a variante Delta mais transmissível têm uma carga viral 300 vezes maior do que aquelas com a versão original do vírus COVID-19, quando os sintomas são observados pela primeira vez, descobriu um estudo sul-coreano, citado pela Reuters

Mas a quantidade diminuiu gradualmente ao longo do tempo – para 30 vezes em quatro dias e mais de 10 vezes em nove dias – e equiparou-se aos níveis vistos em outras variantes após 10 dias, disse a Agência de Controle e Prevenção de Doenças da Coreia (KDCA) na terça-feira.

Quanto maior a carga, o vírus se espalha com muito mais facilidade de pessoa para pessoa, aumentando as infeções e hospitalizações, disse um funcionário do Ministério da Saúde, Lee Sang-won, em conferência de imprensa.

“Mas isso não significa que o Delta é 300 vezes mais infecioso. Achamos que sua taxa de transmissão é 1,6 vezes a variante alfa e cerca de duas vezes a versão original do vírus”, disse Lee.

A variante Delta do novo coronavírus foi identificada pela primeira vez na Índia e a variante Alfa no Reino Unido.

9h44 – Associação Empresarial de Portugal admite que vacina pode passar a ser requisito obrigatório na contratação

O presidente da Associação Empresarial de Portugal admite que a vacina contra a Covid-19 pode vir a tornar-se um requisito obrigatório nas entrevistas de emprego. Luís Miguel Ribeiro lembra que a imunização reduz de forma substancial a possibilidade de doença grave, o que contribui para a queda do absentismo no trabalho.

O líder da AEP considera por isso que seria razoável a possibilidade de limitar a admissão a novos postos de trabalho apenas a quem tiver a vacinação completa, considerando que seria um dever cívico em contexto laboral.

A vacinação pode passar a ser um requisito na hora de procurar emprego, tal como ter carta de condução ou falar inglês.

Luís Miguel Ribeiro diz que contratar quem não fez a vacina para a covid-19 é igual a prejuízos, dados os riscos acrescidos desta opção individual.

9h30 – Ginásios dizem ter sido ignorados no desconfinamento e queixam-se de exigências

Os ginásios queixam-se de terem sido ignorados, na segunda fase de desconfinamento do país. A associação que representa o sector reclama pelo alívio de restrições na área do fitness e contesta as novas exigências que estão a ser impostas, por causa da pandemia.

Uma orientação da Direção Geral da Saúde, publicada na semana passada, sobre a higienização dos balneários, refere que, após cada utilização, os cacifos, cabides, chuveiros/cabines de duche e instalações sanitárias devem ser limpos e desinfetados.

Ouvido pela Antena 1, o presidente da Associação, José Carlos Reis, diz que é impossível para os ginásios sobreviverem a imposições como esta, que representa um grande desafio em termos logísticos.

Por isso, a associação sublinha a importância da atividade física e considera que é tempo de os ginásios avançarem no desconfinamento ao mesmo ritmo que o resto das atividades no país.

9h15 – Alemanha deixa de usar taxa de infeção como parâmetro de restrições

A Alemanha decidiu parar de usar a taxa de infeção por coronavírus como parâmetro para decidir se as restrições devem entrar em vigor, disse a chanceler Angela Merkel.

9h00 – França. Doentes em cuidados intensivos com níveis mais altos em mais de dois meses

Autoridades de saúde francesas disseram que o número de pessoas hospitalizadas por COVID-19 e tratadas em unidades de cuidados intensivos atingiu os níveis mais altos em mais de dois meses.

8h25 – Associação queixa-se de ginásios terem sido “ignorados” no desconfinamento

A associação que representa os ginásios (Portugal Ativo | AGAP) afirmou hoje que “foram ignorados na segunda fase de desconfinamento” e que o setor do fitness “está incompreensivelmente em contraciclo com o resto do país”.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a AGAP sublinha que numa altura em que o país presencia o alívio das medidas restritivas impostas pela pandemia, o fitness está em contracorrente com os restantes setores.

“Os ginásios não só foram ignorados na antecipação da fase 2 do desconfinamento, como viram as suas medidas agravadas por uma orientação da DGS(Direção-Geral da Saúde)”, aponta a associação, esclarecendo que, no passado dia 17 de agosto, a DGS emitiu uma revisão da sua Orientação Nº030/ 2020 na qual “tece considerações impossíveis de compreender e implementar”.

É disso exemplo a higienização dos balneários, onde a DGS recomenda que, após cada utilização, os cacifos, cabides, chuveiros/cabines de duche e instalações sanitárias devem ser limpos e desinfetados. “Para além do que representaria em termos logísticos, é de muito difícil justificar uma diretriz desta natureza. Nenhum setor vive com restrições desse calibre”, observa a AGAP.

8h00 – Patrões admitem tornar vacina requisito para contratação

Com mais de 70% da população portuguesa vacinada contra a Covid 19, alguns patrões já admitem tornar este requisito como obrigatório para a contratação de trabalhadores.

Ouvido pelo Diário de Notícias e pelo Jornal de Notícias, o líder da Associação Empresarial de Portugal lembra que a imunização reduz de forma substancial a possibilidade de doença grave, o que reduzi o absentismo no trabalho.

Luís Miguel Ribeiro, da AEP, admite por isso que seria razoável a possibilidade de limitar a admissão a novos postos de trabalho apenas a quem tiver a vacinação completa, considerando que seria um dever cívico em contexto laboral.

7h40 – Timor-Leste pode adotar medidas mais restritivas

O primeiro-ministro timorense pediu esta terça-feira no parlamento, no debate da proposta de renovação do estado de emergência no país, um novo período de medidas restritivas devido à progressão da variante delta da covid-19.

“Medidas de encerramento de fronteiras, de quarentena e isolamento de casos suspeitos, de cercas sanitárias para o isolamento de novos surtos e de condicionamento de atividades sociais, que sendo restritivas de direitos e liberdades, se justificam por serem adaptadas à realidade do país e modeladas à situação que enfrentamos no terreno, de acordo com as necessidades na linha da frente”, afirmou Taur Matan Ruak.

7h30 – Vários municípios preparam desativação dos centros de vacinação contra a Covid-19

Muitos destes locais são assegurados pelas autarquias. Mas, com o avanço do processo, a administração da vacina vai passar para os centros de saúde. Uma mudança que já tinha sido admitida pelo vice-almirante Gouveia e Melo e que deverá acontecer até ao final de setembro.

Gondomar, Coimbra, Loures ou Matosinhos são alguns exemplos de câmaras municipais que começam a planear o fecho de portas dos centros de vacinação em massa.

Uma decisão que pode ser alterada se for necessário avançar para uma terceira dose da vacina.

Só 0,3% das pessoas com vacinação completa infetadas desde janeiro
Mais de 16.600 pessoas com a vacinação completa contra a Covid-19 foram infetadas pelo vírus SARS-CoV-2 desdee janeiro, ou seja, 0,3 por cento do total de vacinados, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

“Entre janeiro e 8 de agosto de 2021, foram identificados 16.671 casos de infeção em 5.467.487 pessoas com esquema vacinal completo contra a Covid-19 há mais de 14 dias”, o que significa que “apenas 0,3 por cento das pessoas vacinadas contraíram o vírus SARS-CoV-2”.

No conjunto dos casos de infeção, registaram-se 115 em pessoas internadas com diagnóstico principal por Covid-19, a maioria com mais de 80 anos, e 50 com diagnóstico secundário.

“No mesmo período foram registados 168 óbitos em pessoas com esquema vacinal completo. Destes, 81 por cento (134) tinham mais de 80 anos”, assinala a DGS, ao salientar que, “independentemente da realização de mais estudos, a proteção oferecida pela vacina parece reduzir três vezes o risco de morte na população mais idosa”.

Os mesmos dados mostram ainda que a “pequena proporção de pessoas não vacinadas” com idades mais avançadas é responsável por 40 por cento dos óbitos, o que “reforça a proteção conferida pelas vacinas contra a doença grave e morte”.
Portugal está na segunda fase do desconfinamento
O país está agora em estado de contingência e as regras mudam: mais pessoas nos restaurantes, oito por mesa no interior e 15 nas esplanadas; transportes públicos sem limite de lotação.

Os espetáculos culturais e os casamentos e batizados passam a ter uma lotação de 75 por cento.

Os serviços públicos funcionam sem marcação prévia, mas, neste caso, apenas a partir de 1 de setembro.
“Em cada duas pessoas, uma estará protegida”
O presidente do Conselho Nacional de Saúde Pública, Henrique Barros, avaliou no Telejornal a antecipação de medidas de desconfinamento, face à evolução do processo de vacinação contra a Covid-19.

Relativamente à fasquia, já atingida, da vacinação completa de 70 por cento da população, Henrique Barros admite que “é difícil olhar para este valor como um valor mágico”.
Casa Aberta disponível para maiores de 12 anos
Este fim-de-semana foram vacinados 150 mil adolescentes dos 12 aos 15 anos. O Governo espera que a adesão se mantenha no próximo fim de semana, também ele dedicado à vacinação desta faixa etária.

A modalidade Casa Aberta já existe para maiores de 12 anos.